Campus da NOVA FCSH renova distinção da Bandeira Verde

A NOVA FCSH foi distinguida novamente com o galardão Eco-Escola, um ano após ter recebido a primeira bandeira verde.

A renovação desta distinção corresponde ao reconhecimento de um trabalho desenvolvido pela comunidade académica na área da Educação Ambiental, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável nos últimos anos letivos.

No que diz respeito à execução deste trabalho, o plano de ação aprovado no início do ano letivo foi objeto de adaptações face ao contexto da pandemia gerada pela COVID-19. Assim sendo, muitas das ações desenvolvidas durante o período de confinamento social, nomeadamente as ações de informação, formação e sensibilização foram realizadas on-line, através das redes sociais da Faculdade.

Para além das atividades delineadas no âmbito da pandemia, a NOVA FCSH realizou ao longo deste ano letivo diversas iniciativas com vista à renovação da candidatura a este galardão, muitas delas relacionadas com as questões da água, da energia e dos resíduos. No ano letivo 2019/2020, foram adicionalmente exploradas as temáticas “Comunidades Sustentáveis” e/ou “Espaços Exteriores”. Dentro deste enquadramento de trabalho, destacam-se as seguintes atividades dinamizadas ao longo do ano letivo:

• a instalação de 10 dispensadores de água repartidos pela Av. de Berna e Colégio Almada Negreiros (CAN);
  • a distribuição de garrafas de água reutilizáveis pelos Gabinetes e Departamentos (em tritan – material resistente, certificado e sem químicos BPA);
  • a realização de campanhas de solidariedade social;
  • a participação nas Greves Globais Climáticas;
  • o incremento das compras circulares e sustentáveis;
  • a realização da Campanha “Pequenos Gestos”, baseada no reforço da importância de cada um de nós nas pequenas ações do quotidiano.

O Eco-Escolas/Eco-Universidades Universidades é um programa internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE, que procura reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas instituições de ensino, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.