A caminho da plena implementação da Ciência Aberta. ERC subscreve DORA, a declaração de princípios para a avaliação qualitativa da investigação

Por ocasião da divulgação dos planos para 2022, o European Research Council (ERC) anunciou a subscrição formal da Declaração de São Francisco sobre a Avaliação da Investigação (DORA). O ERC defende que a implementação dos princípios DORA na avaliação de carreiras científicas é a chave para a transição equitativa para a Ciência Aberta.

A DORA promove a abolição do fator de impacto das publicações como indicador para a avaliação da investigação, e o reconhecimento de outro tipo de resultados além dos artigos com revisão por pares. Para este efeito, propõe recomendações a agências de financiamento, instituições académicas, editoras, organizações que fornecem métricas, e investigadores/as.

Neste sentido, a partir do próximo ano, a avaliação de propostas pelo ERC não só deixa de ter em conta o fator de impacto das publicações dos/as investigadores/as, como passa a considerar outro tipo de resultados. Além daqueles indicados pelo ERC, os/as candidatos/as são ainda livres de incluir no seu histórico outras realizações científicas que considerem relevantes, e um breve texto sobre a importância científica dos resultados listados e o papel desempenhado pelo/a Investigador/a Principal na sua produção.

Podes conhecer ou subscrever a Declaração de São Francisco sobre a Avaliação da Investigação, aqui.

Saber mais em https://erc.europa.eu/news/erc-2022-work-programme.