23
Jun
2020
7ª Oficina Introdutória de Audiovisual // Produção de Filmes Digitais
Workshop
20:00 às 22:00
Online

A Oficina de Cinema Digital para pesquisadores e alunos da USP, da NOVA e outras entidades tem por objetivo oferecer aos participantes conteúdo técnico e teórico introdutório/fundamental para viabilizar a produção de seus próprios filmes em formato digital. A oficina tem por objetivo apresentar conceitos e exercícios que facilitem o trabalho do aluno/pesquisador da área das humanidades e da comunicação na realização de planejamento, organização, execução/captação e finalização de seus materiais audiovisuais.

A Oficina é indicada àquelas pessoas que desejam conciliar seus objetivos de pesquisa e trabalhos de campo com a produção de material audiovisual utilizando-se desde equipamentos portáteis dos mais simples, como câmeras de telefones celulares e câmeras portáteis até equipamentos intermediários e avançados de foto e vídeo como as câmeras DSLRs (digital single-lens reflex) bastante populares hoje em dia.

A sétima edição da oficina será realizada virtualmente pela plataforma Zoom Colibri, sendo que o primeiro encontro será realizado no dia 23/06.

Serão cinco semanas de encontros de duas horas de terça a quinta das 16h às 18h (Brasil) e 20h às 22h (Portugal). A cada dia serão abordados diferentes temas diretamente ligados à atividade de produção de material audiovisual. São eles: Introdução à Linguagem Cinematográfica, Roteiro/Guionismo, Direção/Realização, Produção, Fotografia, Som, Edição e Distribuição de conteúdo. A oficina não visa formar profissionais para cada uma destas funções e áreas de conhecimento do audiovisual, mas sim, proporcionar experiência em cada uma delas para que os participantes tenham a oportunidade de conhecer e colocar em prática este conhecimento em suas atividades de campo.

Os encontros são organizados de modo que sejam realizadas apresentações de conteúdo teórico e prático e serão feitos exercícios em grupo (virtuais) e individuais com o objetivo de exercitar o conhecimento absorvido durante a oficina. Aos participantes serão apresentados exercícios e questionários que terão por objetivo aperfeiçoar as oficinas e colaborar com pesquisas na área de audiovisual. O curso livre de cinema digital inclui material de acompanhamento/exercícios que será entregue aos participantes em formato digital. O material inclui diagramas, modelos de trabalho, textos, exercícios e materiais para uso durante os encontros além de material complementar para leitura e aprofundamento opcional. Além disso, serão utilizados materiais disponíveis no ambiente Web. Recomenda-se que cada participante tenha acesso à internet e web cam com microfone, para poder participar ativamente da oficina e uma câmera ou celular, (em especial a partir da segunda semana) que permita exercitar atividades práticas de gravação de material audiovisual.

Durante todo o período da Oficina os participantes realizarão atividades individuais e em grupo, com o propósito de colocar em prática o conteúdo trabalhado em cada módulo. Em caso de número de inscrições em volume superior à quantidade de vagas oferecidas será dada a preferência a pessoas e grupos que tenham interesse em vincular atividade de pesquisa em temas ligados à área de humanidades integrada à produção audiovisual.

Os encontros terão início em 23 de junho, às 16h no Brasil e às 20h em Portugal.

DURAÇÃO – 60h (30h conferências + 30h exercícios)

De 23 de junho a 23 de julho
Terças, Quartas e Quintas-feiras – das  20h às 22h (PT) ou 16h às 18h (BR) /

OBJETIVOS
A 7a Oficina de Audiovisual é resultado de uma parceria feita pela NOVA com a Universidade de São Paulo que visa oferecer a membros destas universidades e de outras instituições acadêmicas e sociais  conteúdo teórico e prático introdutório para viabilizar a produção de seus próprios filmes em formato digital.
Ao longo da oficina serão apresentados conceitos e exercícios que auxiliam o trabalho de estudantes e pesquisadores em atividades de planejamento, organização, execução e finalização de seus materiais audiovisuais.
A Oficina é indicada para quem deseja conciliar os próprios objetivos de pesquisa e trabalhos de campo com a produção de conteúdo audiovisual. Embora apresente aspectos técnicos e teóricos relacionados a diferentes portes de produção a oficina prioriza o uso de equipamentos acessíveis como o telemóvel e câmeras portáteis e câmeras DSLR.

Durante todo o período da oficina (a/o)s participantes realizarão atividades individuais e em equipa  com o propósito de colocar em prática o conteúdo trabalhado em cada módulo. A oficina é gratuita e faz parte de um estudo mais amplo ligado à produção de conteúdo digital.

PROGRAMA
Introdução: visão geral da produção audiovisual.
Pesquisa: o uso do material audiovisual em pesquisa. Funções e etapas de produção de um filme.
Produção e realização: estudo, planeamento e organização dos recursos, orientação de equipe e criação de documentos de linguagem.
Edição: requisitos para edição, construção de  trilhas e linhas de tempo, edição e finalização.
Fotografia e som: câmeras digitais, enquadramento, luz, planos, estabilidade e som.
Roteiro/Guião: tipos de roteiros/guiões e adaptação para pesquisas.
Análise técnica de conteúdo relevante para a proposta da oficina.

ATIVIDADES
Execução de exercícios individuais e/ou em grupo nas diferentes funções abordadas na teoria. Elaboração de roteiro/guião adaptado com base em material de pesquisa. Elaboração e execução de plano de trabalho, definição de funções e escopo de projeto para os guiões. Definição de linguagem, documentos de realização, exercícios de preparação. Captação de áudio e vídeo colocando em execução os planos de produção e realização. Log/Arquivamento de material, processos de classificação e organização de material de captação, iluminação e áudio. Simulação ou execução de edição dos materiais captados e publicação. Apresentação dos resultados, publicação dos filmes e fechamento da oficina (certificação).

REQUISITOS

Acesso à internet, acessar a plataforma digital indicada (Zoom) com uso de câmera e microfone para interação com participantes, 16+

Docentes responsáveis:
Profa. Dra. Carla Baptista (NOVA)
Prof. Dr. Álvaro Comin (USP)

 

LINK PARA INSCRIÇÃO PARA A 7ª EDIÇÃO DA OFICINA DE AUDIOVISUAL DO LAPS/IMARGENS/NUPEPA: https://forms.gle/LEEuHDHYFwiXyofH9