Rede Solidária Lisboa

A Beatriz Farelo, de Ciência Política e Relações Internacionais, é voluntária na Rede Solidária da Câmara Municipal de Lisboa e está a apoiar pessoas em situação de sem abrigo durante a pandemia. Algumas das tarefas consistem em organizar doações, servir refeições, gerir a medicação e, mais importante que tudo, ter disponibilidade para uma conversa amiga. Tudo isto conciliado com o ensino à distância no último semestre do curso. Ainda podes juntar-te à equipa:

Uma Madalena gluten free

A Madalena Faria, aluna de Línguas, Literaturas e Culturas, descobriu aos 21 anos que era celíaca. Teve de mudar completamente a alimentação e decidiu criar uma página com receitas sem glúten para ajudar outras pessoas.

Work from neptune

 

É uma plataforma para ajudar quem procura trabalho, com algumas informações sobre empresas que ainda estão a contratar em tempos de COVID-19. Foi criada pela Lígia Martins, estudante de Mestrado de Antropologia, que trabalha remotamente desde 2016.

Animalar

É uma iniciativa voluntária e solidária, coordenada pela antiga aluna Raquel Santos Silva, com o objetivo de evitar o abandono animal. O ANIMALAR é um site de sensibilização para a temática dos animais de companhia e do novo coronavírus, bem como de listagem de serviços de pet sitting, hotéis e associações que podem cuidar dos animais de profissionais de saúde e pessoas com Covid-19.

 

O meu domum

“O Meu Domum” é uma história de animação gravada em stop-motion pelo Guilherme Spínola. A personagem principal? Uma esponja da louça.

Uma música por dia

O João Maria, de Ciências Musicais, comprometeu-se a lançar uma música original por dia e está a cumprir a assiduidade. E há mais gravações antigas para ouvir

A Esplanada em tua casa

A Associação de Estudantes está a organizar um festival online e tu podes ser cabeça de cartaz. A call está aberta a atuais e antigos alunos.

35mm

Nico Lobato, o autor das fotografias presentes na nova brochura das licenciaturas da Faculdade, tem muitos outros trabalhos fotográficos que vale a pena conhecer.

O ócio Que move o mundo

Isabel Rodrigues Costa, antiga aluna no mestrado Eramus Mundus Crossways in Cultural Narratives, escreve esta semana no Gerador sobre algumas mudanças que podem surgir depois da pandemia, em particular na área artística. Movidas pelo ócio que foi agora imposto.

Leituras em tempo de pandemia

A equipa das Bibliotecas da NOVA FCSH fez uma lista de plataformas que disponibilizam livros, publicações e recursos académicos gratuitamente durante a quarentena.

Quarentena musical Rita Marrafa de Carvalho

A cumprir quarentena, Rita Marrafa de Carvalho tem revelado uma faceta musical até agora desconhecida do público. Em família, a jornalista e antiga aluna está a “conquistar a internet” a cantar e a tocar músicas com o ukelele.

Gamo NUBLA, ANTÍFONA!

Miguel Pinto, de História da Arte, assina artisticamente como Gamo. Lançou o primeiro álbum a 10 de março, uma obra «que se debruça num território atmosférico».

Um Punk chamado Ribas Documentário

O trabalho de projeto do Paulo Antunes para o Mestrado em Estética e Estudos Artísticos foi a criação de um documentário sobre João Ribas, antigo vocalista dos Tara Perdida que desapareceu há seis anos. O filme estreou no IndieLisboa e está agora disponível online.

Tracks traçar o perfil de artistas portugueses

O Daniel, a Carolina e o José, colegas de Ciências da Comunicação, gerem um projeto editorial dedicado a bandas e artistas nacionais. Foi criado em novembro de 2019 com mini-perfis musicais e biográficos e pretende agora explorar novas formas de storytelling audiovisual.

Go Small or Stay Home

A Ana Rodrigues, antiga aluna da Faculdade, criou um diretório comunitário onde, durante as próximas semanas, podes encontrar e sugerir mercearias e outros pequenos negócios locais. Encontras produtos frescos ao mesmo tempo que apoias pequenos comerciantes nesta fase difícil.

Boémia Toca e Foge

Boémia é o projeto musical do Rodrigo Cardoso (Ciências da Comunicação), a que se juntam Ricardo Barroso (colega de curso) e António Fortunato (Geografia e Planeamento Regional) ao vivo e neste videoclip, lançado em março.

Politicamente Falando

 

«A política não é um bicho de sete cabeças. Aqui descomplicamos e falamos do que interessa». Politicamente Falando é uma página de Instagram gerida por estudantes da NOVA FCSH que explica aos jovens os principais acontecimentos nacionais e internacionais, enquadrando-os com esquemas e uma linguagem acessível.

Lazy Mornings Picas

Lazy Mornings é o primeiro videoclip de Picas, nome artístico de Maria Ribeiro, aluna da NOVA FCSH. «Lazy Mornings captures the feeling of missing someone who’s a part of your routine. Whether you’re in bed or having breakfast, mornings just feel emptier when you’re loving one has left.»

Geolearning Revista Digital

Publicação online dos estudantes de Geografia e Planeamento Regional com testemunhos, entrevistas e artigos de opinião sobre temas como o ambiente, sustentabilidade, território e demografia. «Temos de estar na linha da frente dos debates que interessam à comunidade nacional e internacional.»

The Square

The Square é uma agência de relações públicas maioritariamente feminina e composta por várias antigas alunas da Faculdade. Nasceu em 2017 com três pessoas, mas o quadrado não tem parado de crescer.

CINENOVA

O número de filmes submetidos a concurso já fazia prever o sucesso e a segunda edição do CINENOVA confirmou as melhores expectativas. Mora na Avenida de Berna o único festival internacional de cinema universitário em Portugal.

Para guardar no Passe-Partout

Bárbara Tinoco, antiga aluna de Ciências Musicais, foi a artista mais votada pelo público e conquistou o 2.º lugar na Final do Festival da Canção 2020. Já tem uma data em nome próprio no Coliseu agendada para o próximo ano.

Conheces ideias e trabalhos que merecem nota 20? Envia as tuas sugestões para 2020@fcsh.unl.pt.

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer