Instituto de Dinâmica do Espaço        Magellan

  

TRAINMOS II PROJECT – 2013-EU-21012-S

Projeto de interesse comum no domínio da rede transeuropeia de transportes

1. ENQUADRAMENTO


O Instituto de Dinâmica do Espaço (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa) e a Magellan, Associação para a Representação de Interesses Portugueses no Exterior, integram um Consórcio Internacional que viu recentemente aprovada pela Comissão Europeia uma candidatura no âmbito das Redes Transeuropeias de Transportes (RTE-T) – Projeto TrainMos II.

“O objetivo do projeto TrainMos II consiste em estabelecer o conteúdo de um programa modular de mestrados/ pós-graduações/ certificações/ desenvolvimento profissional contínuo e dar início ao processo de acreditação de formações na área dos transportes marítimos. Os grupos alvo da ação serão os licenciados, mas também os profissionais de diferentes setores ligados à cadeia multimodal de transportes” (in, Decisão da Comissão).

Estão envolvidos neste projeto cinco países (Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália e Grécia) e onze parceiros europeus, dos quais cinco universidades e seis entidades, públicas (2) e privadas (4).

2. OBJETIVOS


2.1 OBJETIVOS

O projeto TrainMos II centra-se nos desafios que o desenvolvimento das autoestradas do mar, do transporte marítimo e do sistema de transportes multimodal da União Europeia, colocam em matéria de valorização do capital humano.

Neste sentido, o projeto tem por principal objetivo a criação de um Programa de Formação certificada, baseado em módulos, que inclui um Mestrado Europeu, um Curso de Pós-Graduação e Cursos de Formação Profissional Contínua, ambos disponíveis online e suportados na identificação de competências a reforçar ou desenvolver. O projeto tem também por objetivo enriquecer e aprofundar os conteúdos do portal onthemosway.eu, promovendo a informação e capacitação dos stakeholders.


2.2 CONTEÚDOS E ATIVIDADES

Principais atividades a desenvolver no conjunto dos países:

- Identificação de stakeholders do Projeto;
- Identificação de necessidades e exigências de valorização do capital humano, através de um processo de auscultação dos stakeholders;
- Conceção e validação de conteúdos/ módulos de formação;
- Realização de módulos de formação em sala (formação superior e formação contínua). Com o recurso a uma plataforma e-learning cada módulo poderá contar com a participação de profissionais e/ ou alunos de diferentes países;
- Disponibilização de conteúdos num portal acessível aos stakeholders;
- Comunicação.

Temas:

Os módulos de formação irão cobrir diversos temas:

- Sustentabilidade marítima e autoestradas do mar;
- Planeamento portuário, gestão de infraestruturas e cadeias de abastecimento de LNG;
- Métodos de aferição de riscos associados às novas tecnologias energéticas;
- Combustíveis alternativos;
- Cadeias logísticas e diretiva comunitária sobre a janela única.

Questionário de diagnóstico de necessidades de competências e formação – stakeholders


O objetivo deste questionário é criar as condições adequadas para o exercício profissional competente nas diferentes áreas das Auto Estradas do Mar através de uma formação sólida e coerente à escala da UE. Para tal, pretende-se envolver os stakholders da rede associada ao Projeto TRAIN MOS II numa consulta relativamente à construção/adaptação dos programas formativos às necessidades do mercado e do setor.

Assim, em termos de objetivos específicos, pretende-se por um lado identificar as necessidades de competências e de formação sentidas pelos vários stakeholders relativamente a estas temáticas e ainda recolher contributos e sugestões de melhoria para os conteúdos formativos a incluir nos programas de formação.

Aceda ao questionário clicando na hiperligação: http://goo.gl/forms/nak3c5FUWk

Pode também descarregar o questionário em formato PDF: Projeto_TRAINMOSII_Questinario_Stakeholders.pdf