Patrimonialização e sustentabilidade do património: reflexão e prospectiva

Data: 27, 28 e 29 Novembro 2014 | Susmissão de 30 Maio de 2014
Quando 2014-03-21 15:55 até
2014-05-30 23:55

Organização:

Graça Filipe, IHC-FCSH-UNL; Fernanda Rollo, IHC-FCSH-UNL; Paula Godinho, IELT-FCSH-UNL;

Raquel Henriques da Silva, IHA-FCSH-UNL; José Picas do Vale, IHC-FCSH-UNL.

Comité Científico:

Maria Fernanda Rollo, IHC-FCSH-UNL; Graça Filipe, IHC-FCSH-UNL; Paula Godinho, IELT-FCSH-UNL;

Raquel Henriques da Silva, IHA-FCSH-UNL; Deolinda Folgado, IHC/IHA-FCSH-UNL; João Mascarenhas

Mateus, CES - Universidade de Coimbra /IHC- FCSH-UNL; Elisa Calado Pinheiro, CEIS 20-Universidade

de Coimbra e IHC-FCSH-UNL; Cyril Isnart , CIDEHUS, Universidade de Évora; Marta C. Lourenço, Museus

da Universidade de Lisboa/UNIVERSEUM; Vitor Oliveira Jorge, Professor catedrático aposentado da

Faculdade de Letras da UP/investigador do CEAACP; José Picas do Vale, IHC-FCSH-UNL; João Leal, CRIAUNL;

Miguel Angel Alvarez Areces, Presidente de INCUNA e de TICCIH- Espanha; Jean- Yves Puyo,

Laboratoire Société, Environnement, Territoire (UMR CNRS 5603), Université de Pau et des Pays de

l’Adour -França; Heloisa Costa, Universidade Federal da Bahia (Brasil).

Prazo se submissão de artigos: 30 de maio de 2014.

E-mail para submissão de artigos: Enviar proposta de comunicação com título, resumo e cinco palavras-chave,

até 700 palavras, acompanhada de nota biográfica até 300 palavras, em formato electrónico, para:

patrisuspatri@gmail.com.

Hiperligação específica: http://historia-patrimonio-industria.blogspot.ch/p/call-for-papers.html

Contactos para mais informações: patrisuspatri@gmail.com

Descrição:

A importância e o papel do património (cultural e natural) na sociedade contemporânea tornam praticamente transversal a todas as áreas científicas a necessidade de conhecimento e de reflexão sobre questões ligadas à memória colectiva e social, à seleção de elementos do passado e sua refuncionalização no presente, à função patrimonial de certos bens e manifestações culturais em relação a comunidades de pertença, ao carácter cíclico do património, à dimensão patrimonial do desenvolvimento, enfim ao património como facto social e cultural.

Para designar o processo de constituição de património a partir de realidades e de bens culturais ou naturais, usa-se o termo patrimonialização. O verbo causativo patrimonializar refere-se à acção de identificar os valores culturais de um dado bem, de os reconhecer socialmente e assim constituir património. Deste processo resultam uma espécie de sedimentação patrimonial e necessidades de gestão das realidades contemporâneas e de uso dos bens que se pretende salvaguardar ou preservar.

A temática da patrimonialização e da sustentabilidade do património, material e imaterial, natural e cultural, complexa e vasta, é ampliada pela diversidade de configurações históricas e pela reconhecida ambiguidade dos termos que convoca.

Este encontro organiza-se para estimular uma reflexão multidisciplinar e pretende dar lugar a comunicações produzidas quer no âmbito da história, da história de arte, da antropologia, da arqueologia, da sociologia, da geografia, entre outras ciências sociais, quer no âmbito das ciências naturais e de outros domínios científicos e tecnológicos, relacionados com estudos de património e com a museologia, que dêem a conhecer e contribuam para compreender e para actuar nos processos de patrimonialização e/ou de uso, transmissão e gestão sustentável de patrimónios.

Tópicos sugeridos:

As propostas de comunicação devem privilegiar investigações e contributos, tanto de carácter teórico

ou metodológico como estudos de caso, que sirvam para a criação e o aprofundamento de

conhecimento sobre as seguintes perspectivas temáticas:

- Contemporaneidade e valores do património;

- Patrimonialização, criatividade e mudança social;

- Museus, territórios e comunidades de pertença;

- Património, planeamento multiescalar e políticas públicas.

Working languages: Português, espanhol, francês e inglês.

Responsável pelo pedido: Cláudia Ninhos

Entidade (Departamento/Unidade de Investigação): Departamento de História / IHC