Desporto, Jogos Olímpicos e Media

Onde Lisboa
Nome do Contacto

Organização: Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH

O Grupo de Economia, Sociedade, Património e Inovação do Instituto de História Contemporânea vai organizar uma conferência internacional dedicada ao relacionamento do Desporto, Jogos Olímpicos e os Media.
A figura do desportista, enquanto herói nacional está desde sempre muito presente nos media, tornando-se, por isso, fundamental perceber as dinâmicas mediáticas à volta da construção de heróis desportivos e de conceitos de nacionalidade, e identidade.
Em Portugal, de acordo com o Grupo Marktest, entre 1 e 24 de Agosto de 2016 os media portugueses publicaram mais de 28 mil notícias sobre os Jogos Olímpicos. A Internet, com 51%, foi o meio que apresentou um maior número de notícias, seguindo- se a Televisão com 29% e a Rádio com 12% do total de notícias. A Imprensa dedicou 7% do seu espaço aos Jogos Olímpicos. Pretende-se criar um espaço de partilha e debate sobre as diversas perspectivas do Desporto, Jogos Olímpicos e Media nas suas múltiplas facetas: desportivas, olímpicas, sociais, económicas, políticas, jurídicas, éticas, mediáticas e culturais, nomeadamente nas seguinte temáticas:

• A importância dos media no Desporto e nos Jogos Olímpicos;
• O conceito de herói desportivo nos media;
• Desporto e Violência. O papel dos Media;
• Os papel dos Media na construção das identidades locais e globais, através da representação dos megas eventos desportivos;
• Desporto e media: indústria cultural;
• Media, Desporto e Público

As propostas de comunicação devem ser apresentadas num texto com o máximo de 500 palavras, acompanhadas por três palavras-chave. Os proponentes deverão juntar uma breve nota biográfica (máximo 1 página) e indicar a respetiva filiação institucional e contactos do autor ou autores (e-mail e telefone).

Aceitam-se comunicações em Português, Inglês e Espanhol.
As propostas devem ser enviadas para: sporthistoryportugal@gmail.com

Ver call for papers

Mais informação sobre este evento…