Acções do Documento

Salwa Castelo-Branco lança Arquivo Sonoro Nacional

Etnomusicóloga da NOVA FCSH integra comissão conjunta para a criação do novo arquivo, um projeto que vem sendo adiado desde 2006.

Graça Fonseca, Ministra da Cultura, anunciou a intenção de criar um Arquivo Sonoro Nacional (ASN), projeto cuja aprovação será, a curto prazo, submetida ao Conselho de Ministros. “Já temos neste momento a equipa e o coordenador escolhidos, bem como a metodologia acertada entre os ministérios da Cultura e da Ciência e Ensino Superior”, afirmou a governante à margem da assinatura de um acordo para a instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra.

Salwa Castelo-Branco, antiga Vice-Reitora da NOVA, fundadora do INET-md e docente do Departamento de Ciências Musicais da Faculdade, é apontada pela imprensa como uma das personalidades que integram uma comissão conjunta para implementar o ASN. O objetivo é compilar, armazenar, preservar e disponibilizar ao público o património sonoro, identificando o âmbito, as necessidades técnicas, recursos e equipamentos adequados.

Durante o evento, a investigadora classificou como “essencial” a criação desta infraestrutura, acrescentando que, “em Portugal, já temos especialistas com experiência no trabalho técnico, de curadoria e de investigação, três componentes que são fundamentais”.

2019-02-01 12:50
Topo da Página
classificado em: