Rosinha visita a NOVA FCSH para falar sobre música pimba

O ciclo de tertúlias 'Chá das 5' convida-nos a uma viagem pelo universo pimba e as suas dinâmicas culturais, políticas e económicas.

A terceira tertúlia do ciclo Chá das 5, que acontece no dia 21 de fevereiro às 17h00, no Auditório 1 da Torre B, será focada no universo da música pimba, as suas dinâmicas socioculturais, políticas e económicas. Na conversa, em que Rosinha é a principal convidada, serão exploradas várias perspectivas sobre a produção deste género a nível nacional.

A organização é do Núcleo de Estudantes de Ciências Musicais, em cooperação com o Grupo de Estudos Avançados em Sociologia da Música do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM).

A tertúlia terá moderação das investigadoras Isabel Pina e Mariana Lima (CESEM) e além de Rosinha, artista e cantora deste género musical, tem como convidado Andrea Musio, investigador do INET-md, uma das unidades de investigação da NOVA FCSH.

Joana Freitas, organizadora do evento, explica que esta tertúlia surge devido ao pimba ser "um género invisível na área dos estudos musicológicos", apesar de ser "uma prática musical produzida em Portugal".

"Quisemos que a discussão desse uma perspetiva etnomusicológica sobre a música pimba e que a própria discussão ajudasse o trabalho do Andrea Musi, que está a fazer uma tese de doutoramento sobre a música pimba em Portugal", acrescenta.

Joana, investigadora e também membro do Núcleo de Estudantes, acrescenta que "a experiência e o contributo da Rosinha, que é um nome muito relevante no âmbito deste género musical será também benéfica para o debate sobre o tema".

Quem é Rosinha?

Rosinha, natural de Pegões Velhos, no concelho do Montijo, começou a tocar acordeão aos 10 anos de idade.Depois de várias apresentações na escola de música, com excelentes resultados, participou com sucesso em vários concursos e festivais. A frequentar a escola de Pegões há já vários anos, decidiu que queria aprender mais e desenvolver a sua técnica, tendo feito a sua inscrição no Instituto Musical Vitorino Matono.

Em 2007 lançou o seu primeiro disco de originais, pela mão do compositor/produtor Páquito. O primeiro álbum, 'Com a Boca no Pipo', do qual foi extraído o sucesso 'Eu Levo no Pacote', é, de acordo com os representantes da cantora e artista, "composto por temas dentro do género musical muito brejeiro/popular bem ao gosto dos simpatizantes da música popular portuguesa".

2018-02-17 14:45