SIC e NOVA FCSH colaboram em projeto "Afeganistão: Capital dos Errantes"

Duas reportagens, que vão para o ar a 24 e 25 de abril, relatam o percurso errante de cinco jovens afegãos acolhidos em Portugal.

A SIC exibe, na quarta (24) e quinta-feira (25) duas grandes reportagens associadas ao projeto multimédia Afeganistão, Capital dos Errantes, estabelecido numa parceria entre o canal de televisão e a NOVA FCSH.

Os episódios 1 e 2 de Via Sacra retratam os primeiros anos de vida de cinco jovens muçulmanos, Foad, Najib, Madi, Jan e Ran, que foram entregues ao Estado português e não tiveram um caminho fácil no país que os acolheu. Quatro deles já chegaram à idade adulta, apenas um é menor. Na apresentação da reportagem, Pedro Coelho, jornalista da estação de Paço de Arcos e professor da NOVA, diz que "há gente a quem o azar transforma a vida numa autêntica via sacra".

Este trabalho junta-se a um conjunto de reportagens e peças que, no âmbito deste projeto, estão a ser feitas por três dezenas de alunos da licenciatura em Ciências da Comunicação e do mestrado em Jornalismo, acompanhados pelos professores Carla Baptista, Dora Santos Silva, Marisa Torres da Silva e Pedro Coelho.

Afeganistão, Capital dos Errantes é um projeto iniciado em janeiro e durará até junho deste ano. As duas reportagens que vão para o ar esta quarta e quinta-feira são resultado de um longo trabalho de investigação de Pedro Coelho na SIC, com a colaboração da jornalista Mariana Teófilo da Cruz, também aluna do mestrado de jornalismo da NOVA FCSH.

2019-04-23 18:35