Repensar o comércio do Mediterrâneo no século XI

Burros ou barcos, quais foram os principais actores do comércio no Mediterrâneo do século XI? Chris Wickham, medievalista e professor emérito de Oxford, vem à Faculdade responder à questão.

É frequente pensar-se os grandes ciclo comerciais no Mediterrâneo medieval dominados pelas cidades italianas e o comércio de luxo centrado em núcleos como Veneza, Génova - e em navios de grande porte. Na palestra de Chris Wickham, professor emérito da Universidade de Oxford e Chichelle, Professor de História Medieval no All Souls College dessa mesma universidade até recentemente, o foco vai mudar antes para o intercâmbio local e regional - usando exemplos de todo o Mediterrâneo - como ponto de partida para uma análise que acabará por fazer entender melhor o desenvolvimento do comércio de grande curso e as suas implicações.

A palestra, que terá lugar dia 11 de março às 17h30 no Auditório 1, tem como tema “The donkey and the boat: rethinking Mediterranean commerce in the eleventh century” e foca a evolução económica do Mediterrâneo do século XI, proporcionando uma visão inovadora, interdisciplinar e global que interessa a todos os historiadores, arqueólogos, historiadores de arte e diplomatistas.

A iniciativa surge enquadrada nas Conferências do Instituto de Estudos Medievais (IEM) e do Erasmus Exchange Seminar, acordo que vigorou, de 2015 a 2018, entre este centro de investigação e a Universidade de Oxford.

Adicionalmente, Chris Wickham irá também lecionar uma aula de licenciatura e um seminário de pós-graduação na NOVA FCSH.

2019-03-04 12:55