Raquel Faria de Deus vence Prémio Nacional de Geografia Orlando Ribeiro

Investigadora do CICS.NOVA, doutorada pela NOVA FCSH, distinguida pela Associação Portuguesa de Geógrafos.

A tese de doutoramento “Medição, análise e modelação geográfica em SIG das dinâmicas de urbanização nas zonas costeiras. O caso do Algarve”, da autoria de Raquel Faria de Deus, foi distinguida com o Prémio Nacional de Geografia Orlando Ribeiro. A entrega do galardão teve lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto durante o XI Congresso da Geografia Portuguesa, organizado pela Associação Portuguesa de Geógrafos (APG).

De acordo com a entidade, o prémio “pretende promover, incentivar e estimular a investigação geográfica, galardoando o autor de um trabalho científico de excelência em Geografia que contribua para desenvolver processos de reflexão da Geografia e/ou para aprofundar criticamente o conhecimento geográfico, tanto numa área temática da Geografia, como no estudo de uma parte da superfície terrestre”.

Raquel Faria de Deus, investigadora do CICS.NOVA, doutorou-se, em 2015, em Geografia e Planeamento Territorial, na Área de Especialidade em Deteção Remota e Sistemas de Informação Geográfica. Teve como orientador de tese José António Tenedório, docente do Departamento de Geografia da NOVA FCSH, e Denise Pumain, da Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne.

Leia a entrevista à APG

2018-01-31 09:39