Acções do Documento

Projeto CAPSAHARA estreia série "Saharan Connections"

Primeiro episódio já está disponível.

"Saharan Connections" é uma série de vídeos produzida no âmbito do projeto ERC CAPSAHARA, coordenado pelo Professor Francisco Freire, do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA) da NOVA FCSH. O objetivo é divulgar os avanços do trabalho de investigação junto de um público não académico.

CAPSAHARA é um projeto financiado pelo European Research Council (ERC) que explora as transformações sociais nas regiões ocidentais do Sahara. A investigação é interdisciplinar, envolvendo as áreas da antropologia, história e ciência política. Formado por um grupo de investigadores internacionais, o CAPSAHARA estuda a complexa interação entre as tradições sociopolíticas pré-coloniais e coloniais e o ativismo e expressão política contemporâneos naquelas regiões.

O primeiro convidado desta série de vídeos é Georg Klute, Professor de Antropologia Africana na Universidade de Bayreuth, na Alemanha, e Presidente da Associação Alemã de Estudos Africanos desde 2012. Na sua longa carreira académica, tem-se dedicado ao estudo do nomadismo, a relação entre os nómadas e o Estado, etnicidade, islamismo em África e novas formas de dominação política.

1.º episódio de "Saharan Connections":

 

Ficha técnica:

Produtor | Francisco Freire
Produção | Irina Branco da Silva, Mafalda Melo Sousa 
Realização e edição | Filipe Ferraz

2019-07-23 12:45
Topo da Página