Primeira edição do CINENOVA começa a 21 de fevereiro

Primeiro festival interuniversitário de cinema em Portugal terá mais de 50 curtas em exibição. O programa conta também com uma Masterclass do Diretor da Cinemateca e festa de boas-vindas.

A primeira edição do CINENOVA, que acontece entre os dias 21 e 23 de fevereiro, vai exibir mais de 50 curtas-metragens, submetidas ao longo dos últimos meses por dezenas de estudantes universitários nacionais e internacionais. As sessões de exibição começam todos os dias às 14h e terminam perto das 21h, sempre no Auditório 1 da Torre B e com entrada livre.

A temática central dos filmes é a relação entre cinema e conhecimento, sendo as obras divididas em duas secções: uma de não-competição e outra de competição.

Haverá prémios para o melhor filme presente no concurso (nacional ou internacional) e um outro específico para o melhor filme português presente na mostra. As curtas são oriundas de países como a Argentina, Espanha, Escócia ou Brasil. Também o júri, para além de figuras nacionais, como António Costa, Diretor-Adjunto do LEFFEST – Lisbon & Sintra Film Festival, será composto por nomes internacionais de relevo, como Luís Deltell ou Ana Aitana Fernandez.

A Viagem de Ícaro (2018) de Kaco Olimpio - Brasil

O primeiro festival organizado por jovens estudantes da NOVA FCSH vai integrar igualmente uma Masterclass, no dia 22 às 14h, assinada pela cineasta Susana Sousa Dias e pelo Professor José Manuel Costa, Diretor da Cinemateca Portuguesa. Durante 90 minutos, os convidados irão falar sobre o tema “Cinema e Arquivo”.

Durante todo o período do festival, haverá também uma cobertura completa do evento feita pelos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade num blog especial inserido no site oficial do CINENOVA. No site pode ainda ser encontrada toda a informação relativa ao festival, onde é possível também acompanhar todas as novidades do evento, assim como através das redes sociais (@cinenovafestival).

O CINENOVA é uma iniciativa da NOVA FCSH, do ICNOVA e do IFILNOVA, com o apoio da AEFCSH, do Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do MCEP e do Ministério da Cultura.

Consulte a programação

2019-02-15 15:55