NOVA FCSH promove exposição sobre abastecimento na Lisboa Medieval

O pão, a carne e a água são o mote para o Instituto de Estudos Medievais divulgar, na Torre do Tombo, as memórias do abastecimento da Lisboa medieval.

É inaugurada na Torre do Tombo no dia 23 de abril, a exposição "Pão, carne e água: memórias de Lisboa Medieval" pretende dar a conhecer memórias fundamentais da nossa história coletiva, em particular da capital, relacionadas com o abastecimento alimentar na Idade Média.

Com curadoria científica de Amélia Aguiar Andrade, docente da NOVA FCSH e investigadora do Instituto de Estudos Medievais (IEM) e Mário Farelo, também do IEM, a exposição tem como objetivo dar a conhecer o rico património medieval conservado pela Câmara Municipal de Lisboa e tem como elementos fundamentais o pão, a carne e a água.

Na mostra vão estar patentes diversos documentos, objetos e imagens do Arquivo Municipal, do Castelo de São Jorge/EGEAC, do Centro de Arqueologia de Lisboa, do Museu de Metrologia, do Archivo Real y General de Navarra e do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, e outros disponibilizados pela Biblioteca Nacional de Espanha, pela Biblioteca Nacional de Portugal, pelo Museu Nacional de Arte Antiga e pela Biblioteca da Universidade de Leiden.

Para além das mais antigas posturas instituídas pelo concelho de Lisboa, o pergaminho datado de 1383 recentemente adquirido pelo Estado português no OLX, e que por isso fez manchetes nos jornais, será também pela primeira vez exibido ao público na exposição.

A exposição, uma organização do Arquivo Municipal de Lisboa e Instituto de Estudos Medievais da NOVA FCSH, vai decorrer de 24 a abril a 26 de julho na Sala de Exposições do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. A 30 de maio será lançado o respetivo catálogo. A entrada é sempre livre.

Na cerimónia de inauguração, dia 23 de abril às 18h, será realizada uma visita, guiada pelos comissários científicos, para a qual se convidam todos os interessados.

2019-04-17 09:55