Acções do Documento

NOVA FCSH garante primeira presença portuguesa em encontro mundial de arquivística

O 11.º encontro anual AERI recebe a primeira comitiva portuguesa, maioritariamente composta por investigadores e alunos da Faculdade.

Parte maioritariamente da NOVA FCSH a primeira participação portuguesa no Archival Education and Research Institute (AERI). Os AERI são encontros anuais de ensino e investigação em arquivística. O encontro deste ano ocorre pela primeira vez fora dos EUA e terá lugar na Europa, nos dias 8 a 12 de julho. 

Composta por investigadores doutorados, alunos de doutoramento e de mestrado do grupo de estudos em arquivos de família, a comitiva de 14 membros segue para o Reino Unido, para a cidade de Liverpool, onde vai participar num dos mais prestigiados encontros do mundo neste domínio. 

As participações no AERI resultam de uma seleção competitiva de propostas, escolhidas pelo seu mérito científico, para corresponder às expectativas exigentes de uma comunidade dinâmica de investigadores, professores e alunos, apostada na qualidade das suas atividades e no desenvolvimento dos seus trabalhos e do campo de estudo.

Para além de terem a oportunidade de participar neste evento que promove o intercâmbio com profissionais, investigadores e membros de outras comunidades académicas, os nossos participantes vão dinamizar o workshop “Family Archives, Community Archives: History, Archival Science, Anthropology”, no dia 11, na Seminar Room 6, entre as 10:30 e as 14:30. 

Este workshop proporcionará a todos os participantes a ocasião para mostrar e debater o desenvolvimento das investigações em curso, bem como será dada a oportunidade aos colegas internacionais de conhecer com mais detalhe o projeto VINCULUM, a ser apresentado por Maria de Lurdes Rosa, docente da NOVA FCSH e investigadora principal detentora da Consolidator Grant atribuída pelo European Research Council (ERC). 

A participação portuguesa no AERI 2019 conta com o apoio da NOVA FCSH, de duas unidades de investigação da Faculdade - o Instituto de Estudos Medievais e o Instituto de História Contemporânea (Programa Memórias para Todos e Centro República)-, do CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade, e da Universidad de La Laguna.

2019-06-21 11:45
Topo da Página