Acções do Documento

Lançamento do livro “Das Urnas ao Hemiciclo"

Veja a reportagem da apresentação da última publicação de Pedro Tavares de Almeida, coordenador do Departamento de Estudos Políticos da FCSH.

“Das Urnas ao Hemiciclo. Eleições e Parlamento em Portugal (1878-1926) e Espanha (1875-1923)”, publicação coordenada por Pedro Tavares de Almeida (FCSH) e Javier Moreno Luzón (Universidade Complutense de Madrid), faz uma descrição e análise aprofundadas do funcionamento do regime representativo em Portugal e em Espanha, identificando as principais semelhanças e diferenças entre ambos durante o último meio século do ciclo liberal na Península Ibérica.

 

Veja o vídeo!

 

Na primeira parte é escrutinada a evolução quer dos mecanismos e comportamentos eleitorais,  quer das lógicas e padrões do recrutamento parlamentar. Em seguida são examinados, tanto o funcionamento da Câmara dos Deputados, a sua actividade legislativa e o seu papel  político, como as imagens coevas do regime representativo e dos seus actores, transmitidas através da literatura de ficção, das crónicas jornalísticas, do desenho satírico e da fotografia. Na terceira e última parte é abordado o modo como o regime republicano português lidou com a herança constitucional monárquica, e como a memória do parlamentarismo liberal,  mortificada durante o período autoritário nos dois lados da fronteira, foi recuperada pela historiografia e incorporada no debate político no contexto das transições para a democracia na década de 1970.

Fruto de um diálogo profícuo entre académicos portugueses e espanhóis, os ensaios reunidos nesta obra apresentam novos dados e perspectivas sobre a experiência liberal nos respectivos países e mostram as virtudes  de uma abordagem comparada da história contemporânea dos dois países ibéricos.

A sessão de lançamento teve lugar na Biblioteca da Assembleia da República no dia 27 de Fevereiro.

convitelanamentoDasUrnasaoHemiciclo.jpg

2013-02-20 15:55
Topo da Página
classificado em: