"Françoise Collin. L'insurrection permanente d'une pensée discontinue"

Mara Montanaro, investigadora do CICS.NOVA, publica livro sobre os momentos marcantes do percurso intelectual e político de Françoise Collin.

Faces de Eva - Estudos sobre a Mulher, equipa de investigação integrada no CICS.NOVA, divulga em Portugal o livro "Françoise Collin. L'insurrection permanente d'une pensée discontinue", da filósofa italiana Mara Montanaro. A publicação mostra o percurso de conciliação entre a praxis filosófica de Françoise Collin (FC), escritora, filósofa e feminista belga, e o seu envolvimento feminista.

Composto de três partes, apresenta os momentos mais marcantes do seu percurso intelectual e político: nos diálogos com Maurice Blanchot e Hannah Arendt, FC inscreve o seu compromisso feminista, que este livro reconstrói minuciosamente através dos Cahiers du Grif, revista fundada por FC. Apresenta também o retorno de FC a uma reflexão singular, após numerosos anos consagrados ao militantismo feminista, quando problematiza e declina um conjunto de conceitos como a natalidade, o diálogo, a democracia, o comum, a experiência de uma alteridade sempre imprevista e imprevisível, “curto-circuitando-os” através da noção de revolução permanente.

Mara Montanaro é investigadora associada no Laboratório de Estudos de Género e Sexualidades (LEGS) da Universidade de Paris 8 e investigadora colaboradora no CICS.NOVA. Desenvolve trabalhos nas áreas da filosofia contemporânea, dos estudos de género pós-coloniais e das filosofias feministas contemporâneas, particularmente da obra da filósofa feminista Françoise Collin, de cujos arquivos é a responsável cientifica. Dirigiu a edição e tradução da primeira antologia de artigos de Françoise Collin, em língua italiana, "Françoise Collin. Il femmenismo come praxis. Strategie di rivolta e pratiche di resistenza" (no prelo).

A apresentação, que decorrerá no dia 26 de janeiro às 17h30 no Salão Nobre da Universidade Aberta, estará a cargo de Teresa Joaquim, da Universidade Aberta, e contará com a presença da autora.

Mara Montanaro estará também presente na véspera, dia 25 de janeiro, na iniciativa do Instituto Francês denominada "La Nuit des Idées", a realizar na Fundação Calouste Gulbenkian, entre as 19h e as 24h.

O evento é organizado pelo Faces de Eva- Estudos sobre a Mulher, equipa de investigação integrada no CICS.NOVA, pelo o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI) da Universidade Aberta.

2018-01-16 11:20