Acções do Documento

Investigadora do CICS.NOVA recebe bolsa para melhorar gestão dos recursos marinhos

Esta é a sexta bolsa Marie Curie conquistada por um dos centros de investigação da NOVA FCSH.

A investigadora Ana Nuno, do Centro de Interdisciplinar de Ciências Sociais – CICS.NOVA, uma das unidades de investigação da NOVA FCSH, acabou de vencer uma bolsa Marie Skłodowska-Curie para estudar a melhor forma de integrar informação ecológica e social na gestão dos recursos marinhos.

A bolsa, no valor de 150 mil euros, financiará o trabalho desta investigadora nos próximos dois anos e levá-la-á até São Tomé e Príncipe e Moçambique, onde estudará a forma como melhorar a tomada de decisões acerca da proteção da biodiversidade e desenvolvimento sustentável, em particular como são levados em conta os interesses das comunidades locais na gestão do espaço marítimo.

“Esta bolsa é uma oportunidade única de ganhar novas ferramentas para a minha investigação e de trocar ideias com pessoas de outras áreas”, revela Ana Nuno. “Para mim, que há anos estou a trabalhar no Reino Unido, é a hipótese de voltar a Portugal para fazer investigação”.

Esta é a sexta bolsa Marie Curie ganha por um investigador de um centro de investigação da NOVA FCSH, desde que o programa foi lançado em 1994. Este ano, concorreram 9676 investigadores e foram atribuídas 1351 bolsas individuais, das quais 21 a investigadores portugueses e apenas duas para as ciências sociais e humanas.

As bolsas Marie Skłodowska-Curie são atribuídas com o objetivo de treinar investigadores em diferentes fases das suas carreiras e beneficiam a mobilidade transnacional, intersectorial e interdisciplinar, como foi o caso de Ana Nuno que, sendo bióloga de formação, trabalha agora na área das ciências sociais e humanas.

2019-02-13 18:30
Topo da Página
classificado em: ,