Acções do Documento

Investigador da FCSH/NOVA distinguido com bolsa ERC

Francisco Freire, investigador do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), recebe bolsa europeia de 1,2 milhões de euros para estudar região oeste do Saara.

Critical Approaches to Politics, Social Activism, and Islamic Militancy in the Western Saharan Region (CAPSAHARA) é o nome do projeto do antropólogo Francisco Freire distinguido com uma bolsa do European Research Council (ERC). O financiamento, com um valor de 1,2 milhões de euros distribuídos ao longo de 48 meses, visa analisar as “reconfigurações estabelecidas no vocabulário político-social da região alargada do oeste do Saara - sul de Marrocos, Saara Ocidental e Mauritânia – do ‘pós- império’ para o período contemporâneo”, esclarece o projeto de investigação.

Segundo Francisco Freire, o trabalho a realizar por uma equipa internacional de 13 investigadores pretende analisar as estruturas sociais e políticas na região oeste do Saara, estudar as suas variações locais, perceber quais as suas características específicas através de marcadores sociais (idade, género, escolaridade) e determinar a utilização destas em diferentes períodos da história. O objetivo é a realização de um estudo etnográfico que explique as atuais estruturas sociais e políticas vigentes na região, localizada numa zona especialmente sensível do globo.

Investigador do Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA - Pólo FCSH), unidade de investigação da FCSH/NOVA, Francisco Freire é doutor em Antropologia e mestre na mesma área com uma tese sobre colonialismo e pós-colonialismo. Entre 2009 e 2015 desenvolveu, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o projeto de pós-doutoramento “A pertinência dos idiomas tribais nas sociedades muçulmanas contemporâneas”. Desde 2001, tem centrado a sua investigação na República Islâmica da Mauritânia, trabalhando o Islão político, os processos de reconfiguração histórica e identitária da população bidan e, mais recentemente, a articulação contemporânea das esferas tribais saarianas.

2016-09-07 14:40
Topo da Página
classificado em: