História da cultura portuguesa reúne dezenas de investigadores
A história da cultura em Portugal no século XX, nas suas múltiplas facetas, vai ser debatida entre os dias 7 e 9 de fevereiro, na Biblioteca Nacional de Portugal, num congresso com organização do Instituto de História Contemporânea (IHC), centro de investigação da NOVA FCSH.
O objectivo do encontro, que vai reunir mais de 60 oradores e que tem entrada livre ao público, é divulgar e discutir um vasto conjunto de investigações que, sobretudo na última década, têm revelado novos conhecimentos sobre as circulações e consumos culturais em Portugal no século passado.
“Mais do que um colóquio sobre cultura portuguesa, a nossa abordagem procurará avaliar o peso da cultura nas transformações sociais, nos contextos políticos e nos próprios processos de desenvolvimento económico que transformaram o país ao longo dos últimos cem anos”, afirma Luís Trindade, historiador do IHC e um dos organizadores.
O historiador defende que, “desta forma, o colóquio contribuirá não só para uma avaliação substancialmente diferente do que foi o peso da cultura na sociedade, mas também para ajudar a aprofundar a imagem que temos do que foi o século XX português como um todo”.
Programa e informações adicionais no website do congresso