Fazes música? A NOVA quer encontrar a melhor banda da Universidade

O Concurso de Bandas NOVA Música já foi responsável por lançar várias bandas portuguesas e chega agora à quinta edição.

Estão abertas inscrições, até 16 de maio, para o quinto Concurso de Bandas NOVA Música, que pretende encontrar as melhores bandas ou músicos a solo da Universidade. Para serem elegíveis e poderem concorrer, os grupos deverão ter pelo menos, um aluno (ou antigo aluno) da Universidade NOVA de Lisboa. Os alunos podem estudar em qualquer um dos três ciclos de ensino ou estar a participar em programas de mobilidade.

Em declarações enviadas ao site da NOVA FCSH, João Carreiras, coordenador do gabinete de Comunicação e Cultura dos SASNOVA, explica que "o objetivo do concurso é estimular a criação musical e a divulgação da nova música portuguesa", servindo também como "trampolim" para "novas bandas com estudantes ou antigos estudantes da NOVA", sublinhando que, chegado à quinta edição, considera que este evento tem "valido a pena pelo estímulo à criação e pela possibilidade de dar palco a novas bandas e ajudar a que este projetos cresçam".

A candidatura ao concurso decorre online, no formulário para o efeito, sendo apenas admitidas músicas originais e inéditas como concorrentes ao prémio. De modo a enviar a música concorrente, os participantes deverão fazer upload da canção no YouTube.

As músicas a concurso serão analisadas pelo júri e votadas pelo público. As melhores bandas atuarão na final, onde a banda vencedora vai receber um prémio monetário de 700 euros. Os temas a concurso ficarão disponíveis, para análise e audição, no Facebook do Festival NOVA Música e no site do concurso a 17 de maio. A votação do público pode ser efetuada até ao dia 21, passando à final a banda com mais likes. Os restantes finalistas serão escolhidos pelo júri.

Galgo saíram do Concurso NOVA Música

João Carreiras, do Gabinete de Comunicação e Cultura dos SASNOVA, refere que "a adesão ao concurso se tem mantido a um bom nível" ao longo de todas as edições, destacando que as várias bandas vencedoras conseguiram utilizar o concurso para ganhar visibilidade.

"Para as bandas vencedoras, houve a oportunidade do tocarem junto a bandas consagradas no festival NOVA Música, o que as ajudou na visibilidade bem necessária no início da carreira (...) Os Galgo já têm uma carreira com dois álbuns e muitos concertos (indo este ano tocar ao Super Bock Super Rock), os Bosque continuam a tocar e lançaram um novo tema há três semanas, os Cruzes Canhoto gravaram EP e os Claraboia estão a preparar o primeiro álbum de originais", realça Carreiras.

Os finalistas serão divulgados no site oficial e no Facebook do Festival NOVA Música no dia 22 de maio.

2019-04-17 12:30