Falecimento de António Hespanha

A NOVA FCSH lamenta profundamente o seu desaparecimento, aos 74 anos.

António Manuel Botelho Hespanha (1945-2019) foi professor no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Esteve, também, entre os fundadores da Faculdade de Direito da UNL, onde leccionou até se aposentar. Deixou uma vasta obra absolutamente fundamental para a história do direito europeu e para a história político-administrativa do Portugal do Antigo Regime. A sua investigação contribuiu decisivamente para a renovação dos estudos sobre o Portugal dos séculos XVI a XVIII e teve um enorme impacto internacional, em especial na Europa do Sul e na América Latina. Professor exímio e orientador de muitas teses de mestrado e de doutoramento, formou numerosos historiadores que hoje leccionam nas principais universidades portuguesas, europeias e brasileiras. Intelectual comprometido, nunca deixou de intervir em defesa da democracia e da universidade pública. Foi distinguido com dois doutoramentos Honoris Causa: pela Universidade de Lucerna (2010) e pela Universidade Federal do Paraná (2013).

2019-07-02 13:40