Estudo sobre Empregabilidade de diplomados da FCSH

Mestres e doutores da FCSH com boas probabilidades de obterem um emprego dentro da sua área de estudos. Veja a entrevista com um dos coordenadores do estudo!

No dia 29 de Junho, foram apresentados os resultados de um estudo sobre empregabilidade dos diplomados da Universidade Nova de Lisboa, num workshop sobre satisfação dos alunos e empregabilidade dos diplomados da NOVA.

No que diz respeito à FCSH importa salientar os seguintes dados:

• 85,8%  dos antigos alunos de mestrado da FCSH encontram-se empregados; 10,2% estão inactivos (não procuram trabalho) e apenas 3,9%  estão desempregados; no caso dos doutores, 89,2% dos indivíduos encontram-se empregados e os restantes inactivos. Neste último caso, o desemprego é inexistente.
  • O grau de adequação entre a actividade profissional actual e a área científica de formação dos nossos antigos alunos de mestrado situa-se nos 70,7%, enquanto que para os Doutores, esse valor cresce para os 72,7%. Em ambos os casos, são registadas variações positivas em comparação com os diplomados em 2004/05.
  • O nível médio de remuneração líquida de um mestre é 50% mais elevado do que o nível médio de remuneração de um licenciado, enquanto que o de um doutor é 35,7% superior ao de um mestre. Deste modo, quanto mais elevado é o grau académico, tendencialmente mais alta é a remuneração líquida.
  • 85,5% dos antigos alunos de mestrado da FCSH voltaria hoje a seleccionar o mesmo curso, enquanto que, no caso dos doutores, esse valor cresce até aos 91,9%.
  • Uma percentagem muito elevada dos doutores, exactamente 97%, escolheria novamente a FCSH para concretizar a sua formação superior. Essa percentagem, no caso dos mestres, é de 90,4%.

Visualize o estudo aqui

Os dados constam do estudo “Percursos de Inserção Profissional de Licenciados, Mestres e Doutores da FCSH (diplomados de 2004/05 e 2008/09)”, realizado pelo OBIPNOVA (Observatório da Inserção Profissional dos Diplomados da UNL) e referem-se à coorte de diplomados da FCSH de 2008/2009.

2012-07-04 17:45