Estudantes da NOVA FCSH nomeados para Atleta do Ano

Afonso Batista e Raquel Anacleto, do rugby e do andebol, estão entre os melhores jogadores da temporada 2018/2019.
Estudantes da NOVA FCSH nomeados para Atleta do Ano

Fotografia: ADESL

Afonso Batista, estudante da licenciatura em Geografia e Planeamento Regional e Raquel Anacleto, de Sociologia, estão nomeados para Atleta do Ano em, respetivamente, Rugby 7's Masculino e Andebol Feminino, pela Associação Desportiva do Ensino Superior de Lisboa (ADESL). Todos os que queiram votar no Afonso ou na Raquel poderão fazê-lo colocando likes nas fotografias disponíveis no Facebook da associação.

A indicação, pela sua participação nos Campeonatos Universitários de Lisboa, deixou o atleta de rugby "muito contente". Afonso realça ainda a nomeação do "colega de equipa António Puerta", também da NOVA, sublinhando que o rugby "é um jogo coletivo" e que, por isso mesmo, "todos os que estão dentro de campo, incluindo o adversário, dão beleza ao jogo". Raquel teve reação semelhante, considerando a nomeação "bastante gratificante" e sinal de que conseguiu "passar uma imagem marcante em relação às outras atletas", restando-lhe agora torcer "que o prémio venha para a NOVA".

Afonso Batista já pratica rugby desde os 16 anos, naquela que é a sua equipa do coração, a Agronomia Rugby, e relata que a integração na equipa da NOVA, que junta atletas das várias faculdades, foi "fácil" porque todos os jogadores compartilham "o mesmo espírito do rugby, os valores do jogo e a felicidade de jogar", explicando que "tem piada" serem de faculdades e clubes diferentes, "porque jogar ao lado de um “rival” faz-nos querer ser melhores e aprender com eles também".

Já a jogadora de andebol, que há 12 anos está dentro da modalidade, destaca como "um motivo de orgulho" o facto de pertencer "a uma equipa bastante unida e trabalhadora" e que, apesar de ter poucas jogadoras federadas, esteve "dois anos seguidos presente na final".

Quando questionado sobre a facilidade de conciliar os estudos com a prática desportiva, o futuro geógrafo explica que "o desporto é uma maneira de libertar a mente dos estudos, de problemas e de, um modo geral, abstrair-nos do que está a nossa volta", acreditando mesmo que fazer desporto "é uma componente do estudo que nos ajuda a ser melhores, a crescer e a conseguir conciliar horários entre estudos e treinos".

A votação nos dois atletas está aberta até 19 de março às 00h, sendo que os likes no Facebook representam 25% dos votos. Os restantes 75% são conseguidos através da votação das equipas. A entrega dos galardões acontece a 21 de março.

2019-03-18 16:40
classificado em: ,