Acções do Documento

Escavações arqueológicas em São Miguel do Fetal - Viseu

Catarina Tente, docente e investigadora da Faculdade, lidera mais de uma dezena de investigadores e alunos, para encontrar uma igreja com mais de mil anos.

Arrancaram esta segunda-feira os trabalhos arqueológicos na envolvente da Igreja de São Miguel do Fetal, em Viseu, dirigidos pela docente e investigadora Catarina Tente, no âmbito do IEM - Instituto de Estudos Medievais, unidade de investigação da FCSH/NOVA. Para além da vertente da investigação, as escavações arqueológicas têm também um caráter formativo, como trabalho de campo, para os alunos da licenciatura em Arqueologia da FCSH/NOVA.

A iniciativa é financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e tem o apoio do Município de Viseu.

Esta investigação arqueológica em São Miguel do Fetal insere-se num projeto de estudo sobre as relações de poder e a organização administrativa, política e eclesiástica da cidade de Viseu e do seu território, entre os séculos V a XI. O objetivo do projeto é o de estudar no subsolo antigas igrejas que ali existiram, identificando elementos arqueológicos relevantes para a história do local e do período da Alta Idade Média em Viseu.

De acordo com o projeto, Viseu constituía um centro “de grande importância política, quer enquanto sede episcopal, quer como corte aristocrática”, sendo um “caso de estudo exemplar sobre o papel das cidades de fronteira e seus territórios na articulação quer com o poder muçulmano quer com a monarquia asturiana” naquele período alto medieval.

Em declarações Catarina Tente afirmou que: “A igreja que procuramos vem citada em documentos do século X durante a conquista de Viseu pelo rei asturiano, que diz que aqui estava sepultado o último rei dos Visigodos, o que dá grande importância a Viseu e a este sítio.”

Acompanhe este projeto na Comunicação Social:

Artigo Expresso online - http://expresso.sapo.pt/escavacoes-arqueologicas-em-viseu-procuram-igreja-com-mais-de-mil-anos=f881036

Artigo Visão online - http://visao.sapo.pt/escavacoes-arqueologicas-em-viseu-procuram-igreja-com-mais-de-mil-anos=f789242

Artigo na TSF - http://www.tsf.pt/paginainicial/vida/interior.aspx?content_id=4025424&page=3

Artigo Destak - http://www.destak.pt/artigo/199547-escavacoes-arqueologicas-em-viseu-procuram-igreja-com-mais-de-mil-anos

2014-07-15 12:50
Topo da Página
classificado em: