Doutoramento em Artes Musicais

FCSH propõe novo curso de doutoramento realizado em colaboração com a Escola Superior de Música de Lisboa. Veja o vídeo!

Pela primeira vez na Universidade NOVA de Lisboa, a FCSH, em colaboração com a Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), oferece um Doutoramento em Artes Musicais coordenado por Jorge Matta, docente do Departamento de Ciências Musicais. O novo programa, com a duração de três anos (180 ECTS), abrange diversas especialidades da performance musical, bem como a encenação e dramaturgia musical.

A formação tem por objectivo criar um contexto académico capaz de fornecer aos alunos instrumentos contemporâneos de carácter teórico, metodológico e analítico, envolvendo-os em projectos de investigação do domínio geral dos estudos artísticos. Procura também estabelecer e disponibilizar aos estudantes o acesso a um corpo de conhecimento crítico e a metodologias na arte compatíveis com um elevado grau de internacionalização e de relevância no mundo contemporâneo.

Veja o vídeo!

O trabalho de investigação é articulado com o CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical) e o INET-MD (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança), unidades de investigação da FCSH classificadas como “Muito Bom” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), dotadas de uma importante massa crítica na área dos estudos artísticos e significativo nível de internacionalização.

O novo doutoramento destina-se a estudantes qualificados que pretendam desenvolver os seus conhecimentos e aptidões na área da prática musical, encenação e dramaturgia musical. Constitui também uma oportunidade para desenvolver uma compreensão aprofundada dos fenómenos musicais no quadro dos estudos de interpretação, da história da música, da análise musical, dos estudos de edições, de estilos musicais, de sociologia ou da etnomusicologia.

A primeira fase de inscrições decorre até 18 de Junho.

Regulamento do curso

Consulte também: