Verão na NOVA: vem conhecer a NOVA FCSH durante duas semanas

Verão na NOVA acontece de 1 a 12 de julho com atividades para os estudantes do Ensino Secundário. As inscrições já estão abertas.

O Centro Luís Krus da NOVA FCSH organiza, de 1 a 12 de julho de 2019, o Verão na NOVA, com atividades pensadas para todos os jovens do ensino secundário. O tema deste ano, "Nós e os outros", é o mote para apresentar a forma como se ensina e como se trabalha na Faculdade.

Durante duas semanas alguns dos melhores professores e estudantes da NOVA FCSH vão receber e mostrar aos alunos do Ensino Secundário "como funcionam os nossos cursos, como construímos saberes, como se organiza o conhecimento, como podemos conhecer o mundo, as pessoas, as culturas que nos tornam diferentes e iguais. Tudo isto visto pela diversidade das Ciências Sociais e Humanas".

As sessões acontecem todos os dias entre as 10 e as 18 horas, cada uma com a duração de três horas. Na página do Centro Luís Krus é possível ver o calendário de atividades completo, que inclui momentos em sala de aula e atividades ao ar livre. Um dos desafios, por exemplo, é gravar um jingle Verão na NOVA, com o apoio da Professora Maria José Corte Real e de estudantes de Ciências Musicais. Já na aula prática de Jornalismo, orientada pela Professora Dora Santos Silva, os participantes vão "colocar-se no lugar do outro" e fazer um trabalho sobre multiculturalidade.

O departamento de História convida os alunos a aprender fora da sala de aula e conhecer o campus da Avenida de Berna. Primeiro, através de um peddy paper para encontrar figuras paradigmáticas da Antiguidade; mais tarde, numa escavação arqueológica simulada, seguida da análise dos materiais em laboratório.

Numa ação de responsabilidade social, os participantes vão ainda poder conhecer e ajudar uma das organizações parceiras da Faculdade, a Refood, onde é possível realizar voluntariado curricular durante a licenciatura. Numa outra sessão organizada pelos serviços da Faculdade, todos terão a oportunidade de colocar questões sobre as candidaturas, processo de inscrição e o funcionamento administrativo da NOVA FCSH, através de uma conversa com Maria Luís Rodrigues, responsável pela Divisão Académica.

A tarde de 8 de julho será de uma visita de estudo muito especial: passeio pelo Rio Tejo na Caravela Vera Cruz.

O custo da iniciativa é de 100€ e inclui as refeições e todas as despesas relacionadas com as saídas de campo. As inscrições estão abertas e são feitas online. No final os alunos terão direito a um diploma de participação. Todas as questões podem ser esclarecidas através de e-mail, para veraonanova@fcsh.unl.pt.

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa situa-se na Avenida de Berna e tem 14 licenciaturas na área das Ciências Sociais, Línguas e Humanidades.

2019-05-08 11:35