RTP e Instituto de História Contemporânea lançam site sobre a descolonização

O percurso histórico que levou ao fim do Império português está agora totalmente disponibilizado online.

A RTP e o Instituto de História Contemporânea (IHC), unidade de investigação da NOVA FCSH, lançaram esta segunda-feira (9), um site sobre o processo de descolonização português, intitulado “Os 500 Dias do Fim do Império”.

Este projeto promete levar os visitantes "a reviver um tempo recheado de guerras e conquistas, sonhos e esperanças, afetos, desespero e saudade", compilando sons, imagens e textos, num trabalho conjunto e integrado de vários arquivos, que permitirá reconstruir a história da descolonização portuguesa.

Este trajeto é descrito desde os princípios firmados na Conferência de Berlim, no século XIX, até 8 de junho de 1974, quando o Movimento das Forças Armadas decide, em reunião plenária, o cessar-fogo imediato no Ultramar.

Pedro Aires de Oliveira, presidente do IHC, descreve o portal como tendo "uma estrutura muito interessante, muito dinâmica, aliando mapas, cronologias, estruturando a informação de uma forma atraente para o público e também proporcionando várias ligações a outro tipo de materiais audiovisuais, vários deles baseados no rico arquivo da RTP".

No site, através de vários recursos multimédia, é possível aceder a uma narração detalhada do percurso de descolonização nos territórios outrora ocupados por Portugal, e é ainda possível ter acesso a várias fontes bibliográficas que complementam a informação.

O projeto é coordenado por Rosário Lira, jornalista da RTP, contando com a revisão científica de Pedro Aires de Oliveira e Inácia Rezola, do IHC - NOVA FCSH.

2018-07-10 12:15