Acções do Documento

Roteiro “Graça em estado de graça”: mais do que um bairro operário

22 de abril – O segundo roteiro promovido pelo FCSH +Lisboa conta com o geógrafo Nuno Pires Soares para desvendar segredos deste bairro histórico de Lisboa.

Sabia que figuras emblemáticas da literatura portuguesa, como Sophia de Mello Breyner, Angelina Vidal, Natália Correia ou Florbela Espanca, têm uma ligação ao bairro da Graça? E que na Rua do Salvador se encontra a mais antiga regra de trânsito de Lisboa? Estes são alguns segredos a desvendar no roteiro “Graça em estado de graça”, dia 22 de abril, próximo sábado, às 09h45.

O ponto de encontro é a paragem "Sapadores" do autocarro 726, no cruzamento entre a Rua dos Sapadores e a Rua da Penha de França (junto ao mercado dos Sapadores). Não se esqueça: leve calçado confortável e uma garrafa de água! A visita tem início impreterivelmente às 10h. Caso se atrase, apanhe o grupo num dos pontos descritos no roteiro. Mapa do roteiro para download

A visita é orientada por Nuno Pires Soares, investigador do CICS.NOVA e docente do Departamento de Geografia da FCSH/NOVA. Os estudos que desenvolveu sobre os bairros da cidade, mas, sobretudo, a sua paixão assumida pelas vivências, pelos traços e pela história destes lugares explicam por que é importante ir além dos estereótipos. A Graça não é só um bairro operário. Aliás, o investigador põe em causa essa leitura, evidenciando outras facetas neste roteiro.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição através de mensagem privada para a página de Facebook FCSH +Lisboa ou pelo e-mail comunicacao@fcsh.unl.pt. Os participantes podem levar consigo um tablet ou telemóvel com ligação à Internet para uma experiência interativa.

Este é o segundo roteiro promovido pelo FCSH +Lisboa, depois de Margarida Acciaiuoli ter sido a anfitriã de “Cinemas da Avenida”.

Roteiro "Graça em estado de graça"

Mapa do roteiro para download

Para saber mais sobre o FCSH +Lisboa.

Siga o projeto no Facebook!

2017-04-12 14:35
Topo da Página
classificado em: