Acções do Documento

Onde passar as férias? A Biblioteca da NOVA FCSH dá algumas dicas

Se o destino das férias de verão ainda estiver por decidir, a Biblioteca aconselha a ler o que Ramalho Ortigão tem a dizer sobre o assunto.

Termas, praia, viagens ao estrangeiro ou perto de Lisboa. Através de livros de Ramalho Ortigão, a Biblioteca Mário Sottomayor Cardia reúne algumas sugestões para os próximos meses.

Na obra Banho de Caldas e águas minerais de Ramalho Ortigão (exemplares disponíveis na Biblioteca), o autor descreve as termas de Portugal e aconselha os melhores sítios, onde podemos até ler o seguinte excerto:

“A escolha invariavel do verão para todos os curativos thermais, tal qual é feita geralmente em Portugal, tem mais o caracter de um uso tradicional do que de uma de deducção scientifica.”

Para quem preferir ir a banhos nas praias do país, a NOVA FCSH recomenda As praias de Portugal : guia do banhista e do viajante (igualmente no catálogo). Algumas sugestões: Foz do Douro, Leça da Palmeira, Pedroiços, Póvoa de Varzim, Granja, Cascaes, Villa do Conde, Espinho, Ericeira, Nazareth, Figueira da Foz e Setubal.

 

 

No capítulo das viagens para fora do país, a Biblioteca sugere a consulta da obra A Holanda, que nos guia pela história do país, pelos seus Campos e Aldeias, pelas Cidades, pelas Casas e os Indivíduos, pela Arte e a Cultura Intelectual. Ou, ainda mais perto, a cidade luz, Em Paris:

“Quem nunca viveu em Paris ignora o que é comer; comer é a primeira das coisas que se aprende na capital da Europa; Paris domina o mundo pelo jantar; o jantar de Paris é o primeiro jantar do orbe.”


Fotografia de Luís Eme (Largo da Memória)

Se o tempo de férias é curto, por que não espreitar Sintra, à boleia da obra de dupla autoria entre Ramalho e Eça de Queirós, O Mistério da Estrada de Sintra, que no final do século XIX deixou alguns leitores com os cabelos em pé? Há também um filme com a adaptação livre desta obra.

Boas leituras e bons passeios!

2019-07-08 13:10
Topo da Página