Acções do Documento

NOVA FCSH promove concerto binaural na Reitoria

Há uma nova forma de ouvir som, como se estivesse no palco. A iniciativa do iNOVA Media Lab e da Smooth FM, com o patrocínio da NOVA FCSH, é já a 22 de setembro, às 19h.

O concerto de jazz, com os músicos André Santos (guitarra), Ricardo Toscano (saxofone), Romeu Tristão (baixo) e Marta Garret (vocais) seria, já por si, uma ótima razão para assistir. Mas é a experiência auditiva que fará a diferença neste concerto, que decorre já no próximo dia 22 de setembro, às 19h, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa. O som binaural é uma técnica de reprodução sonora capaz de recriar um efeito sonoro 3-D através de oscilações diferentes, proporcionando aos ouvintes a sensação de estar mesmo ao lado dos músicos, o que explica o lema deste concerto: “O melhor lugar para ouvir música é no palco”.

Na prática são reproduzidas duas frequências diferentes em cada ouvido, por exemplo 107 Hz do lado esquerdo e 100 Hz do lado direito, fazendo com que o cérebro humano crie um terceiro som (neste caso com 7 Hz), em resultado da diferença das duas grandezas.

O concerto, inserido no  Festival NOVA Música, resulta de uma parceria entre o iNOVA Media Lab e a Smooth FM, é patrocinado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) e a audição binaural é possível com tecnologia Sennheiser.

 

Obrigatório: auscultadores e smartphone

É possível assistir ao concerto de duas formas: na própria Reitoria, ao vivo – os bilhetes são gratuitos e devem ser levantados no próprio local, a partir das 17h – ou em qualquer lugar sintonizando a Smooth FM, que irá transmitir em direto o concerto (frequências 103.0 e 96.6 na zona de Lisboa).

Em qualquer dos casos, é necessário ter auscultadores e descarregar a app Sennheiser MobileConnect, disponível para IOS ou Android. Só assim conseguirá usufruir da experiência auditiva binaural.

 

2018-09-14 18:05
Topo da Página