Acções do Documento

NOVA FCSH colabora com o Governo no combate à desertificação

Centro de Competências na Luta contra a Desertificação junta mais de 30 instituições na procura de soluções para o problema do abandono do território

A Universidade Nova de Lisboa é uma das instituições parceiras de um centro de competências que será criado pelo Governo para estudar e procurar soluções de combate a fenómenos de desertificação.

A partir do estudo de fenómenos de desertificação associados à produtividade dos solos e às produções agrícolas, florestais, agroflorestais e de animais e à cinegética, serão também analisadas as dimensões económicas, sociais e ambientais do abandono dos territórios. A NOVA FCSH, através da equipa coordenada por Maria José Roxo integrada no CICS.NOVA, vai contribuir neste contexto, com estudos sobre indicadores e cartografia de Áreas Ambientalmente Sensíveis, cruciais para a implementação de medidas de combate à desertificação

O CCDesert, Centro de Competências na Luta contra a Desertificação, terá a sua sede em Alcoutim, Faro, mas a intervenção será de âmbito nacional, sob a tutela da Secretaria de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural. Servirá para juntar investigadores, decisores políticos, empresários e associações de produtores e desenvolvimento local na procura de soluções para o problema, bem como contribuir para o sucesso do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação (PANCD).

A ligação entre, no total, mais de 30 instituições vai, simultaneamente, apoiar a investigação nacional e internacional e promover a transferência de conhecimento da academia para a sociedade civil (com a publicação digital dos estudos, relatórios e projetos de investigação) sobre o tema.

Em declarações à Agência Lusa, o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, traça o objetivo de “articular os vários projetos de combate à desertificação já existentes” e “construir uma matriz daquilo que são as necessidades do país”.

2018-07-24 12:20
Topo da Página