Acções do Documento

Leituras ao ar livre: Biblioteca da NOVA FCSH recomenda cinco jardins em Lisboa

Os livros da Biblioteca vão ajudar a descobrir o nome de algumas plantas e flores.

Esta semana a equipa da Biblioteca da NOVA FCSH sugere, para leituras ao ar livre, cinco jardins perto da Faculdade: Gulbenkian, Parque Eduardo VII, Jardim do Marquês de Marialva, Campo Grande e Palácio das Galveias. Se encontrares exemplares de flores ou plantas que não conheces, os livros podem dar uma ajuda.

A Biblioteca tem um catálogo precioso sobre Botânica. Eis algumas sugestões para quem quiser saber mais sobre as plantas e as suas características:

● Mueller, Ferd. von; Henriques, Júlio A. - Dicionário de plantas úteis.

● Raimundo, A. R. Fonseca; Cadete, António - Manual ilustrado de espécies da flora portuguesa: continente.


 

A quem, por outro lado, interessar mais a Botânica médica, ou seja, a finalidade farmacêutica das plantas que preenchem estes jardins, basta espreitar:

● Fonseca, Antonio Carvalho da - Synonymia e synopse farmacêutica.

● L'Écluse, Charles, 1526-1609 ; Orta, Garcia de, 1499?-1568 ; Walter, Jaime ; Alves, Manuel, 1931- Aromatvm et simplicivm aliqvot medicamentorvm apvd Indos nascentivm historia.

Nesta última obra podemos ainda destacar o famoso Garcia de Orta, que terá escrito não só sobre a botânica e farmacologia, como também sobre medicina tropical:

Orta, Garcia de, 1499?-1568 ; Ficalho, conde de, 1837-1903 ; Academia Real das Ciências de Lisboa - Colóquios dos simples e drogas da Índia. Edição dirigida e anotada pelo Conde de Ficalho.


Existe ainda um outro famoso botânico português: Félix de Avelar, que adotou o apelido Brotero. Brotero, um nome composto pela aglutinação de Brothos, raízes gregas, e Eros, que significa "amante dos mortais". Existe até um jardim em Alcântara com o seu nome. Se quiseres saber mais sobre esta personagem histórica, com reconhecimento internacional, convidamos a ler:

● Castel-Branco, Cristina - Félix de Avelar Brotero : botaniste portugais (1744-1828).

 

Boas leituras ao ar livre!

2019-07-19 15:55
Topo da Página