Acções do Documento

Iniciativa do CESEM promove práticas artísticas na infância

Gulbenkian recebe, a 17 de novembro, o VIII Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano, numa iniciativa do CESEM no âmbito do Projeto GermInArte.

O Projeto GermInArte tem como objetivos a conceção de modalidades de formação de carácter musical e artístico e a qualificação de recursos humanos e profissionais para a primeira infância. Apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o projeto é uma parceria do Laboratório de Música e Comunicação na Infância - CESEM e da Companhia de Música Teatral.

Num contexto alargado de reflexão sobre o papel da Ciência e da Arte na sociedade atual, o VIII Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano (VIII EIAIDSH) promove uma reflexão em torno da necessidade de espaços transversais de formação no domínio da arte para a infância que sejam efetivamente capazes de inscrever as práticas artísticas desde a primeira infância. Comunicações de oradores prestigiados como Colwyn Trevarthen, Hisako Watanabe e Cynthia Taggart serão fonte de inspiração, ajudando a compreender a necessidade de efetuar investimentos de qualidade na formação dos profissionais que lidam com a primeira infância, faixa etária esta em que a expressão musical oferece grandes potencialidades comunicacionais. Luís Portela, autor da obra “Da Ciência ao Amor”, fará uma intervenção com este mesmo título, sintetizando e contextualizando o espírito da iniciativa. Serão ainda dadas a conhecer algumas das ações realizadas no âmbito do Projeto GermInArte, algumas das quais documentadas no filme “Voar da ponta dos dedos” (realizado por Luís Margalhau), a estrear durante o encontro.

Assumindo a integração das vertentes de Investigação, Formação, Criação e Intervenção (timbre da filosofia de atuação do Laboratório de Música e Comunicação na Infância do CESEM – Universidade NOVA de Lisboa), neste Encontro será ainda dada a conhecer a nova “constelação artístico educativa” da Companhia de Música Teatral – “Orizuro” – que materializa conceções integradas de formação e criação artística para a infância desenvolvidas no âmbito do Projeto GermInArte.

O evento conta com a presença do Senhor Secretário de Estado de Educação, João Costa, e do Senhor Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins.

Consulte o programa

Saiba mais sobre o Projeto GermInArte

Trailer do filme "Voar na ponta dos dedos"

2018-11-08 13:25
Topo da Página
classificado em: