III Workshop Internacional Mudanças e Continuidades

14 e 16 de setembro – Quatro unidades de investigação da Faculdade juntam conhecimentos para abordar as temáticas História Global, Cultura Visual e Itinerâncias.

No seguimento das edições de 2014 e 2015, o Instituto de Estudos Medievais (IEM), o Centro de Humanidades (CHAM), o Instituto de História Contemporânea (IHC) e o Instituto de História da Arte (IHA) juntam-se para organizar o III Workshop Internacional Mudanças e Continuidades (MeC3). Os temas a abordar são História Global, Cultura Visual e Itinerâncias.

O encontro pretende reunir investigadores de diferentes períodos cronológicos em diferentes fases da sua investigação, cujo trabalho se enquadre nos eixos referidos (os organizadores preveem a publicação de um volume coletivo com arbitragem científica em 2018).

Este encontro conta com a participação dos keynote speakers Peter Burke, Amélia Maria Polónia da Silva e Miguel Ángel Hernández Navarro.

Dentro das atividades do MeC3 este ano vai ser incorporado um evento paralelo, aberto a todos os investigadores, pensado como um laboratório de partilha de ideias e de redes, tendo em vista a apresentação de projetos europeus de carácter institucional (não individuais). Denominado IN+FLUENCE, este visa contribuir para uma melhor compreensão dos elementos que motivam mudanças e continuidades (agindo como motores ou travões) ao longo da história e para o aprofundamento do conhecimento das sociedades atuais.

A iniciativa decorre de 14 a 16 de setembro nas instalações da Faculdade e na Fundação Calouste Gulbenkian.

Consulte o programa

2017-09-07 11:06