GTN estreia Morrer ou não Morrer

Até 20 de maio - Assista à peça do catalão Sergi Belbel do Grupo de Teatro da NOVA. De quarta-feira a sábado, às 21h30, na Faculdade.

O GTN – Grupo de Teatro da Nova estreou no dia 9 de maio a sua nova peça, “Morrer ou não Morrer”. Trata-se de um original do catalão Sergi Belbel numa encenação de Marina Albuquerque.

A estreia decorreu no âmbito do FATAL – Festival Anual de Teatro Académico de Lisboa. A peça mantém-se em cena até 20 de maio, de quarta-feira a sábado às 21h30, na FCSH/NOVA.

“Morrer ou não Morrer” traz ao palco seis histórias paralelas que anunciam o destino implacável de pessoas sozinhas. Ou, pior, isoladas dos que as rodeiam. A estas personagens atormentadas, desesperadas, acobardadas não resta outra saída a não ser a autoaniquilação. Talvez a morte não seja mais que uma das possibilidades. Poderá a sorte modificar o final anunciado de uma tragédia?

Para a encenadora Marina Albuquerque, conhecedora do reportório de Sergi Belbel, “a escolha deste texto foi quase natural”. “As cenas sucedem-se em espaços simples e despojados – andares de um prédio, uma rua, um quarto de hospital – sendo o jogo dos atores o fator predominante. O texto pauta-se por uma linguagem crua, assertiva, sem grandes exuberâncias. As relações familiares e sociais, com o próprio mundo, são elevadas naquele… instante antes de morrer”, acredita.

Sobre o GTN

O GTN – Grupo de Teatro da Nova dedicou os últimos três anos a desenvolver um trabalho sobre dramaturgias relacionadas com o modo de vida, perspetival, anseios e desejos da sua geração e da sua visão enquanto criativos. Irvine Welsh, Alejandro Jodorowsky e Vladimir Maiakovski foram os últimos autores levados a cena. O grupo ensaia nas instalações da FCSH/NOVA e, com “Morrer ou não Morrer”, volta a apresentar um espetáculo no seio da comunidade académica que o envolve.

Conheça a página de Facebook do GTN

2017-05-04 09:10