Acções do Documento

FCSH/NOVA promove banda desenhada em Setúbal

A FCSH/NOVA junta-se à Câmara Municipal de Setúbal na qualidade de promotora da exposição “Portos em banda desenhada”. O evento insere-se nas comemorações do Dia Mundial do Mar.

A FCSH/NOVA é uma das promotoras da exposição “Portos em banda desenhada”, patente, a partir do dia 27 de setembro, na Casa da Baía, em Setúbal. A iniciativa, enquadrada nas comemorações do Dia Mundial do Mar, conta com o apoio da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e da Câmara Municipal de Setúbal (CMS).

A exposição “Comics a Puerto: un universo marítimo em viñetas”, agora rebatizada “Portos em banda desenhada”, é o resultado de um trabalho de Jordi Ojeda e Francecs Solé no âmbito de um projeto de investigação realizado na Universidad Politecnica de Cataluña. A finalidade é a de contribuir para estimular o interesse pelo mundo marítimo e portuário.

Os autores, cientes da capacidade inquestionável que a banda desenhada e os “livros aos quadradinhos” têm de transmitir conhecimentos e sensações, pesquisaram entre milhares de obras para realizar o presente trabalho. O resultado final veio a revelar-se numa proposta de experiência cultural única, capaz de apresentar “imagens” da atividade portuária e do seu contributo para o desenvolvimento da cidadania e progresso da sociedade a todos os que têm a oportunidade de a vivenciar.

Além da exposição de banda desenhada, as comemorações do Dia Mundial do Mar incluem ainda a realização do “I Seminário Internacional sobre Cidades Portuárias e a Relação Porto-Cidade” e a possibilidade do público visitar os veleiros Sagres, Creoula e Vera Cruz.

2014-09-25 11:55
Topo da Página