Acções do Documento

«Ethical turn», História «engajada», arquivos da(e) comunidade(s): estudo da História e intervenção social

28 de novembro - Seminário sobre estudo da História e intervenção social na NOVA FCSH. A entrada é livre.

O Instituto de Estudos Medievais (IEM) e o Instituto de História Contemporânea (IHC), unidades de investigação da NOVA FCSH, juntam-se na organização do seminário "«Ethical turn», História «engajada», arquivos da(e) comunidade(s): estudo da História e intervenção social".

O encontro insere-se nas correntes da “História engajada” e do “Ethical turn” em história medieval (e não só), bem como no paradigma dos “arquivos da comunidade”, perspetivas que defendem a importância da ligação entre a investigação/ preservação do património e o ativismo de cidadania. Através de vários casos e escalas, investigadores de Portugal, Brasil e EUA virão dar a conhecer diferentes formas objetivas de intervenção sociopolítica, desde os arquivos de emigrantes à luta dos camponeses do Movimento Sem Terra, passando por iniciativas de ligação dos alunos à comunidade, tanto a mais próxima quanto a internacional. Destaca-se a presença de um aluno da licenciatura em História que vai partilhar a sua experiência  de voluntariado de férias num antigo campo de concentração nazi.

As apresentações estão a cargo dos investigadores Maria Lurdes Rosa (FCSH; IEM); Mário Jorge da Motta Bastos (UFF – IEM; (CNPq – NIEP-Marx-Prék – Translatio Studii), Sónia Pacheco (Ferreira-Mendes Portuguese-American Archives, Darthmouth), Yvette dos Santos (IHC), Luísa Seixas e Inês Castaño (IHC), Serafim Cabral (aluno da licenciatura em História, FCSH).

O seminário decorre no dia 28 de novembro, entre as 18h e as 20h, no Auditório 1 da Torre B.

A entrada é livre.

2017-11-10 14:25
Topo da Página
classificado em: