Acções do Documento

Elza Pais debate desequilíbrio de poder e violência de género

Deputada do Partido Socialista e antiga aluna da NOVA FCSH dá aula aberta sobre as temáticas da desigualdade e da violência de género. Será esta terça-feira, dia 17, às 18h00.

Elza Pais, antiga aluna de Sociologia na NOVA FCSH, participa em 40 Anos. 40 Masterclasses com uma masterclass intitulada Violência de género: desequilíbrio de poder, que decorrerá no Auditório 1, no 1.º Piso da Torre B (Edifício Principal).

Nesta aula aberta, a antiga presidente da Comissão para a Igualdade de Género e deputada do Partido Socialista vem demonstrar o desequilíbrio de poder existente entre homens e mulheres "numa cultura patriarcal", em que "todos os estudos estatísticos demonstram que as vítimas são sobretudo mulheres e os agressores são maioritariamente os homens".

Além de fazer uma análise deste contexto, a oradora interligará o tema da masterclass com os vários avanços legislativos que têm sido feitos neste sentido e com o trabalho político que tem realizado para minorar este problema e proteger as vítimas.

Uma carreira contra a desigualdade

Elza Pais, doutoranda do CICS.NOVA, desde cedo enveredou cientificamente pelo tema das desigualdades. Além de ter desenvolvido trabalho de investigação acerca destas questões, já desempenhou vários cargos a elas ligados, nomeadamente o de Secretária de Estado da Igualdade, Presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Coordenadora da Estrutura de Missão contra a Violência Doméstica e Coordenadora Nacional do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos em 2007.

A socióloga foi também autora das obras Homicídio Conjugal em Portugal - Rupturas Violentas da Conjugalidade e Uma Década pela Igualdade e contra a Violência de Género - Fragmentos do Discurso Político.

2018-04-16 16:35
Topo da Página