Acções do Documento

Conversas na esplanada

28 de março - Na era das redes sociais, qual a linha que separa o jornalismo do marketing? Antigos alunos de Ciências da Comunicação debateram o tema na primeira ‘Conversas na Esplanada’. Veja as fotos!

Numa era em que a ânsia por produzir conteúdo viral é grande, onde fica o último muro entre a informação, marketing ou a publicidade? António José Teixeira, Bruno Contreiras Mateus, Raquel Santos Silva e Sandra Silva, profissionais destes campos, vão à esplanada da FCSH/NOVA no dia 28 de março às 18h à primeira edição das ‘Conversas na Esplanada’, para falar das fronteiras entre marketing e jornalismo.

Veja as fotos!

 

Os convidados

António José Teixeira

É licenciado em Ciências da Comunicação pela FCSH/NOVA, curso na altura ainda designado como Comunicação Social. Diretor-adjunto de informação na RTP é, atualmente, um dos responsáveis pela RTP3, canal de informação do grupo público. Anteriormente foi diretor da SIC Notícias e do Diário de Notícias, ocupando também cargos na direção da TSF e do Jornal de Notícias. É ainda professor no mestrado de Jornalismo da FCSH/NOVA.

Bruno Contreiras Mateus

Jornalista especialista em Digital e Multimédia e pós graduado em Produção de Áudio e Vídeo, realizou uma tese de mestrado em Jornalismo na FCSH/NOVA sobre o “Papel do Facebook como canal de distribuição da notícia. Estudou Filosofia, Direito e até Engenharia. Na Global Media Group é Editor Multimédia dos websites da área de revistas: Notícias Magazine e Evasões, suplementos do DN e do JN, e Volta ao Mundo e Delas.pt. Antes foi Subeditor Multiplataforma do Correio da Manhã e da CMTV, passando também pela revista Domingo e secções de Política e Sociedade durante mais de dez anos nesse jornal. Integrou ainda as redações do Público e da Sábado e colaborou com a imprensa regional do Barreiro.

Raquel Santos Silva

Atual Community Manager na agência de ativação de marcas On Spot Marketing, Raquel Santos Silva é de Lisboa e fez, em 2013, a licenciatura em Ciências da Comunicação. Inicialmente interessada na área do jornalismo foi, ao longo do percurso, aproximando-se da Comunicação Estratégica. Na sua experiência conta com um estágio em Marketing na revista Time Out Lisboa, voluntariado no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, participação na Academia Olá e ainda colaboração com o website Espalha-Factos. No seu trabalho atual é responsável pela produção de conteúdos, gestão de websites e redes sociais de várias marcas, entre as quais a Opticalia, a Compal ou o grupo Multifood.

Sandra Silva

É licenciada em Ciências da Comunicação pela FCSH/NOVA (1995-1999) com quase 18 anos de experiência em comunicação, marketing institucional e content marketing. Hoje é diretora-geral da NewsEngage, unidade de negócio do Grupo LPM que desenvolve projetos de Edições, Conteúdos e Comunidades – editando títulos próprios e de Clientes. Foi jornalista na Agência Lusa durante cinco anos e assessora de Imprensa do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações entre 2005 e 2007. Na LPM coordenou equipas e desenvolveu projetos de relações públicas e marketing institucional para clientes de alto perfil empresarial. Foi ainda Diretora de Marketing e New Business da empresa.

2017-03-10 16:50
Topo da Página