Acções do Documento

Colóquio Internacional "O dia triunfal de Fernando Pessoa"

De 6 a 8 de Março na Gulbenkian - Assinalando o centenário do “dia triunfal” de Fernando Pessoa, o evento reúne mais de 50 especialistas num amplo debate em torno da vida e obra do poeta.

Assinalando o centenário do “dia triunfal” de Fernando Pessoa, que se celebra a 8 de Março de 2014, o colóquio internacional "O dia triunfal de Fernando Pessoa" reúne mais de meia centena de especialistas para concretizar uma revisão do “Estado da Arte” nos diversos campos dos Estudos Pessoanos.

Além do debate em torno do legado de Pessoa, o evento promove ainda um concurso de curtas-metragens sobre o poeta, sendo a vencedora apresentada na sessão de encerramento.

O evento, que terá lugar de 6 a 8 de Março na Fundação Calouste Gulbenkian, é organizado pelo Projecto Estranhar Pessoa do Elab - Laboratório de Estudos Literários Avançados, em parceria com o IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, unidade de investigação da FCSH/NOVA.

 

Informações adicionais

PROGRAMA

CONCURSO DE CURTAS.pdf

Ficha de inscrição

e-mail de contacto:coloquiodiatriunfal@gmail.com

 

"(...) lembrei-me um dia de fazer uma partida ao Sá-Carneiro — de inventar um poeta bucólico, de espécie complicada, e apresentar-lho, já me não lembro como, em qualquer espécie de realidade. Levei uns dias a elaborar o poeta mas nada consegui. Num dia em que finalmente desistira — foi em 8 de Março de 1914 — acerquei-me de uma cómoda alta, e, tomando um papel, comecei a escrever, de pé, como escrevo sempre que posso. E escrevi trinta e tantos poemas a fio, numa espécie de êxtase cuja natureza não conseguirei definir. Foi o dia triunfal da minha vida, e nunca poderei ter outro assim. Abri com um título, O Guardador de Rebanhos. E o que se seguiu foi o aparecimento de alguém em mim, a quem dei desde logo o nome de Alberto Caeiro".

Excerto da carta de Fernando Pessoa a Adolfo Casais Monteiro, na qual o poeta descreve a génese dos heterónimos naquele que designa como o "dia triunfal" da sua vida.

2014-02-19 10:25
Topo da Página