CINENOVA regressa em março de 2020

2.º edição do festival de cinema acontece entre 5 e 7 de março e as submissões já estão abertas. Há prémios de 1000€ e 2000€.

O CINENOVA, Festival Interuniversitário de Cinema e Conhecimento, vai ter a 2.ª edição entre os dias 5 e 7 de março de 2020, na NOVA FCSH. O período de submissão de filmes (com duração máxima de 30 minutos) está aberto até 1 de janeiro e podem participar estudantes matriculados em qualquer curso ou ciclo de estudos de uma Instituição de Ensino Superior (nacional ou internacional) no momento da realização da produção audiovisual.

Em 2020 o festival integra uma secção competitiva e uma outra secção não-competitiva. Haverá prémios para o Melhor Filme Português (1000€) e Melhor Filme (2000€). Os filmes a concurso devem ter sido concluídos a partir de janeiro de 2017; os filmes submetidos à secção fora da competição devem ter sido concluídos a partir de janeiro de 2012.

O regulamento completo está disponível no site oficial do festival.

Os temas da próxima edição serão:

• Questões filosóficas contemporâneas: migrações, globalização,refugiados, fronteiras, identidade;
  • Alterações climáticas;
  • Ética e desenvolvimento;
  • Ensaios audiovisuais sobre temas científicos no cinema;
  • Ficção e Ciência;
  • Arte e Ciência (Bioarte, Arte Ambiental, etc);
  • Biodiversidade;
  • Diversidade étnica e linguística;
  • Tecnologia e ciência;
  • Quotidiano da ciência;
  • Ciência e subjetividade;
  • Ciências Exatas e Humanas: fronteiras e permeabilidade ;
  • Globalização;
  • Outras que envolvam ciência e conhecimento.

A primeira edição do CINENOVA aconteceu em fevereiro de 2019, exibiu mais de 50 curtas-metragens e contou ainda com uma masterclass e uma festa temática. "Crannog" de Isa Rao (Escócia, 2018) foi o filme vencedor.

2019-09-06 12:15