Acções do Documento

Cátedra Santander de Ciências Sociais e Humanas

Os estudos sobre o Médio Oriente são o tema agregador de um ciclo de conferências proferidas por Paulo Hilu Pinto, docente da Universidade Federal Fluminense do Brasil.

Na sequência da parceria estabelecida entre a FCSH/NOVA e o Santander Totta, e por proposta do CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia e do Departamento de Antropologia, Paulo Hilu Pinto, docente da Universidade Federal Fluminense do Brasil, profere um ciclo de conferências doutorais dedicadas ao estudo do Médio Oriente.

A Aula Inaugural terá lugar no próximo dia 7 de abril, no Auditório 2 da Torre B, com o tema “Conflitos da Etnografia de Conflitos. Reflexões sobre trabalho de campo no Iraque e na Síria”.

Este evento será videodifundido em live streaming através do link: 
https://videocast.fccn.pt/live/fcsh_unl/Aula_Inaugural_Catedra_Santander

No âmbito da Cátedra Santander prosseguir-se-á, entre 5 e 26 de maio, com o Ciclo de Conferências Doutorais “Islam, Arabs, Europe. Current debates and new approaches” organizadas pela linha temática Azimute - Estudos em Contextos Árabes e Islâmicos do CRIA, com a participação de Paulo Hilu Pinto e de outros especialistas nacionais e internacionais.

Este ciclo é oferecido pelo CRIA como opção livre e está aberta a todos os alunos dos cursos de doutoramento da Faculdade. Os alunos que pretendam creditar o Ciclo de Conferências como opção livre devem ter a sua inscrição regularizada.

Os temas a apresentar no ciclo de conferências doutorais “Islam, Arabs, Europe. Current debates and new approaches” desenvolvem-se em torno dos seguintes tópicos:

  1. State of the Art da pesquisa académica na região MENA (Middle East and North Africa) e em tópicos árabes e islâmicos;
  2. Islão, Islamofobia e islamofilia na Europa;
  3. Origem e destinos dos refugiados: Direitos Culturais, Direitos Sociais, Direitos Humanos;
  4. A relevância política do património: estudar, construir, exibir e destruir;
  5. O poder do Al Andaluz e a sua disseminação: novos e velhos mitos: convivenza e legitimação muçulmana.

 

Os objetivos do ciclo de conferências doutorais são:

 

  1. Promover um conhecimento multidisciplinar sobre temas contemporâneos relacionados com contextos e temas árabes e islâmico;
  2. Promover um conhecimento crítico sobre a produção académica nos mesmos temas, incluindo as suas respetivas implicações éticas e sociais;
  3. Desenvolver competências para um pensamento crítico, argumentação e  comunicação de acordo com os canônes académicos.

 

Informações adicionais devem ser solicitadas ao CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia

 

A Sessão de Encerramento da Cátedra realizar-se-á no dia 16 de junho com a conferência “Corpo e subjetivação no Islão: uma etnografia do sufismo Sírio.” proferida por Paulo Hilu Pinto.

 

Conheça o programa!

 

Contacto:

cria@cria.org.pt | 210 464 057

 

 

Nota Biográfica:

Paulo Hilu Pinto é doutorado em Antropologia pela Boston University (2002). Atualmente é professor associado do Departamento de Antropologia e do PPGA da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Núcleo de Estudos do Oriente Médio (NEOM) da UFF. Desenvolveu pesquisa etnográfica com ênfase na Antropologia do Islão, Peregrinações, Territórios Sagrados, Xiismo, Sufismo, Nacionalismo e Etnicidade, Impacto das Revoluções Árabes, Diásporas Árabes. Realizou trabalhos de campo etnográficos sobre diferentes aspetos da religiosidade muçulmana na Síria (1999-2010); Iraque (2012-2013); Tunísia (2014); Marrocos (2003; 2014); com as comunidades muçulmanas no Brasil (Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Porto Alegre, Recife 2003-2016) e no Paraguai (Ciudad del Este 2005-2015, Encarnacion 2006, Assuncion 2015). Atualmente desenvolve trabalho de campo com membros das comunidades sufis de Alepo dispersos pelo conflito na França, Alemanha, Líbano e Jordânia.

 

2017-04-04 16:55
Topo da Página