Acções do Documento

As histórias da História têm lugar na Antena 2

Paulo Sousa Pinto, investigador integrado do CHAM, uma das unidades de investigação da NOVA FCSH, assina o programa de rádio 'Os Dias da História'.

Há mais de um ano que a História tem um espaço fixo na Antena 2. Paulo Sousa Pinto, investigador da NOVA FCSH, é autor do programa Os Dias da História, transmitido quatro vezes ao dia pela rádio pública.

Já são mais de 300 as edições do formato, que se foca em efemérides de eventos históricos. Este "curto programa de cinco minutos" vai para o ar às 7h55, 10h55, 14h55 e 18h15, de segunda a sexta-feira. Esta aposta da Antena 2 surge porque "a História está presente na nossa vida e no nosso dia-a-dia, a todo o momento, porque o mundo em que vivemos tem um passado que o explica e lhe dá significado".

Paulo Sousa Pinto explica que "uma das formas" de revelar a história é "dar-lhe significado e relevância no quotidiano das pessoas", o que aqui é feito em forma de "pequenos post-its diários sobre eventos do passado de Portugal e do mundo".

Os Dias da História está em emissão desde outubro de 2016 e, segundo os dados da RTP Play, é o quarto programa mais ouvido da Antena 2 através da internet, constando também entre os 50 formatos mais ouvidos de todo o grupo de rádios da RDP.

Vários destes episódios foram também selecionados para o RTP Ensina, plataforma de conteúdos pedagógicos alimentada pelo serviço público de comunicação.

2018-02-26 17:20
Topo da Página