Acções do Documento

“Orgulho Bairrista” despe roupas e preconceitos em Santa Maria Maior

Exposição fotográfica de Andy Dyo e Iñigo Sánchez foca o fenómeno das marchas populares na Mouraria e os seus protagonistas, mostrando-os vestidos – ou despidos – para o desfile.

Duas lentes abrem o olhar do espetador para uma paixão a nu – a marcha. É desta forma que Andy Dyo e Iñigo Sánchez, autores da exposição fotográfica “Orgulho Bairrista”, definem o resultado de um trabalho que explora como os marchantes da Mouraria constroem e sentem o orgulho de representar o seu bairro durante a competição das marchas populares.

Para concretizar o projeto os marchantes foram fotografados primeiro em estúdio, ao natural, desprovidos de qualquer acessório que não as tatuagens que adornam o corpo de alguns; e depois no dia do desfile na Avenida da Liberdade, já fardados, prontos e às portas da coletividade. Assim, o sentimento de orgulho é trabalhado numa dupla dimensão: por um lado, como uma emoção que se constrói de forma coletiva e partilhada através da participação e envolvimento na marcha, por outro como uma forma expressiva da individualidade.

O resultado deste projeto é agora acolhido pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, patente numa série de 16 retratos fotográficos, acompanhados das histórias de vida dos participantes. Tanto nas fotografias como nas testemunhas, os jovens mostram-se orgulhosos de pertencer à Mouraria, de representar o bairro, de continuar uma tradição que em muitos casos tem passado de geração em geração e que, na atualidade, devido as transformações que o bairro está a sofrer, tem um futuro incerto.

A exposição “Orgulho Bairrista” será inaugurada a 14 de fevereiro, no n.º 147 da Rua da Madalena, nas Galerias da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior. Ficará em exibição até 22 de março, de segunda a sexta feira. A entrada é livre.

O autor Iñigo Sánchez é docente do Departamento de Ciências Musicais.

Website da exposição disponível em http://www.orgulhobairrista.pt/

2019-02-11 12:40
Topo da Página