Acções do Documento

Cork Talks, para um 2018 em que se fale sobre cortiça

Projeto Thecorkmarketplace dinamiza ciclo de encontros de entrada livre onde serão debatidos temas relacionados com a cortiça e os montados.

Thecorkmarketplace, projeto empreendedor incubado na NOVA FCSH, vai lançar as Cork Talks às 18h00 de 31 de janeiro. A primeira sessão deste ciclo de conversas sobre a Cortiça e os Montados é dedicada à Terminologia da Organização do Conhecimento.

O painel conta com Rute Costa, presidente do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) e docente da NOVA FCSH, que se junta aqui a Margarida Ramos, doutoranda da Faculdade, para expor o resultado da investigação que têm vindo a desenvolver sobre o termo ‘Cortiça’.

"Temos de saber sobre o que é que estamos a falar"

De acordo com a presidente do CLUNL, "o objetivo final é garantir a organização do conhecimento e a qualidade da comunicação". Numa curta explicação, Rute Costa sublinha a necessidade de "organizar o conhecimento que está subjacente ao uso que nós fazemos das palavras, em contexto de especialidade".

"Para nos referirmos a um objecto em contexto de especialidade, é necessário ter-se uma estrutura do conhecimento interiorizada, partilhada, onde esse objecto ocupa um lugar, diferenciando-o dos outros objectos com os quais mantem relações de proximidade". Este trabalho de organização do conhecimento e da terminologia é desenvolvido em equipas transdisciplinares das quais fazem parte linguistas-terminólogos, engenheiros do conhecimento, informáticos e, obviamente, os especialistas, neste caso, da cortiça.

"O Thecorkmarketplace é uma plataforma virtual que pretende ser um fórum de partilha, mas também de compra e venda. Os terminólogos, conjuntamente com os profissionais, organizam consensualmente os sistemas conceptuais e lexicais subjacentes à informação especializada contida na plataforma ". No fundo, o que estará em debate será a organização de conhecimento que permite estabelecer como é que se fala sobre determinados temas e, assim, aumentar o rigor na comunicação e reduzir a ambiguidade.

As Cork Talks têm entrada livre e aberta ao público em geral e acontecerão durante todo o ano de 2018, numa parceria da Thecorkmarketplace com a NOVA FCSH.

A Thecorkmarketplace pretende posicionar-se como uma comunidade de parceiros que, nesta plataforma, encontra um espaço privilegiado para expor os seus produtos e serviços relacionados com a Cortiça e com os Montados de Sobro. Aqui poder-se-á encontrar uma resposta rápida, eficiente e informada para as necessidades de escoamento ou de fornecimento de matéria-prima e de produtos transformados da cortiça, bem como de serviços subsidiários.

Este projeto obteve o 2.º lugar no Prémio de Empreendedorismo NOVA FCSH - Santander Universidades - Melhor Ideia de Negócio 2017, e está a ser apoiado pelo Centro de Inovação da NOVA FCSH.

2018-01-25 10:10
Topo da Página