Acções do Documento

Cátedra Santander de Ciências Sociais e Humanas

Stephan Dahl, especialista em marketing, será o docente convidado.

A Cátedra Santander de Ciências Sociais e Humanas de 2018 foi atribuída ao investigador de referência na área do Marketing Social e Digital, Stephan Dahl. Reconhecida figura de relevo na sua área de trabalho, Dahl leciona na Universidade de Hull no Reino Unido e é professor associado adjunto da Universidade James Cook na Austrália.

A atribuição desta Cátedra, pela primeira vez ao Departamento de Ciências da Comunicação, permitirá um frutuoso conjunto de iniciativas pedagógicas, de formação avançada e de investigação do Departamento e do Pólo NOVA FCSH do CIC.Digital, designadamente na área da Comunicação Estratégica de ambas as estruturas, a decorrer no 2.º semestre do ano letivo 2017/18.

No que diz respeito à atividade de investigação, Stephan Dahl irá desenvolver no Pólo NOVA FCSH do CIC.Digital, em conjunto com a docente Ana Margarida Barreto , um novo projeto intitulado “A comunicação através das redes sociais para um comportamento sustentável nas comunidades agrícolas alternativas”.

Relativamente à docência, estão previstos dois cursos:

  • um workshop sobre questões relacionadas com a investigação na área das redes sociais para estudantes de doutoramento ou pós-graduados, com o objetivo de os apoiar no estudo do marketing digital. A formação abordará o modo como as redes sociais podem ser analisadas para fins de investigação. Utilizará métodos qualitativos e quantitativos, com especial enfoque nas abordagens netnográficas da análise da comunicação nas redes sociais.
  • um seminário prático sobre “Redes Sociais e Marketing Tribal”, que examinará o papel das redes sociais e como podem ser utilizadas como uma plataforma de marketing de sucesso. Em vez de reforçar a faceta inovadora da plataforma, o seminário irá explorar as funções tribais que as redes sociais servem, que papéis as marcas pode desempenhar na esfera das redes sociais e como as atuais teorias e enquadramentos podem ser utilizadas para explicar o comportamento online do consumidor.

No âmbito da Cátedra Santander, estão ainda previstas duas conferências de entrada livre em datas a anunciar brevemente:

  • Conferência inaugural: “Social Media: How can we leverage Social Media do achieve social behavior?”
  • Conferência de encerramento: “Researching social media communication for pro-social behaviour: exploring methods, impact, ethics and significance”.

A Cátedra Santander de Ciências Sociais e Humanas, instituída em 2015 na sequência do protocolo estabelecido entre a NOVA FCSH e o Santander Totta, tem como objetivo atrair para a Faculdade individualidades de reconhecido mérito científico. A Cátedra é atribuída a uma individualidade com reconhecimento internacional no domínio das Ciências Sociais e Humanidades, que é contratado pela Faculdade, durante um semestre a um ano letivo, na qualidade de Professor Catedrático Convidado para apoiar a instituição no seu esforço de internacionalização e estabelecimento de parcerias com outras entidades.

2018-01-02 10:50
Topo da Página
classificado em: