Acções do Documento

Conselho Pedagógico discute plágio no Ensino Superior

A NOVA FCSH promove, no dia 8 de abril, o Workshop “Plágio e Integridade Académica”, focando formas e métodos para identificar o problema.

O plágio tornou-se uma das fraudes mais frequentes praticadas no âmbito das instituições escolares. Trata-se de um fenómeno complexo, que afeta a integridade académica, sobre o qual o consenso vai a par do desconhecimento. A quantidade de informação que circula, a facilidade de acesso às fontes, o grau de exigência inerente à importância crescente das aprendizagens ativas, a dificuldade de fazer valer a originalidade sobre os processos de citação e o modo como se valoriza a produção do conhecimento disponível constituem alguns dos fatores na origem dessa banalização. A incompreensão do seu alcance, o insuficiente conhecimento das metodologias científicas e as expectativas pessoais de sucesso serão decerto igualmente importantes.

O Conselho Pedagógico da NOVA FCSH convida toda a comunidade a participar num Workshop sobre o tema, animado pelos investigadores Madalena Ramos (CIES-IUL) e César Morais (CICS.NOVA, NOVA FCSH).

Os objetivos consistem em:

  • discutir o que caracteriza o plágio;
  • mostrar exemplos de plágio na investigação académica;
  • apresentar alguns dispositivos para o detetar;
  • identificar modos de evitá-lo.

O evento terá lugar na segunda-feira, dia 8 de abril, das 14h às 16h no Auditório 1.

2019-03-29 15:30
Topo da Página