Colóquio internacional debate a música na imprensa periódica

As II Jornadas NEMI - A imprensa periódica como fonte para a Musicologia - realizam-se entre os dias 16 e 18 de maio na NOVA FCSH. O evento inclui um concerto com entrada livre.

Fontes ligadas à imprensa periódica, em particular crítica musical, artigos de opinião, notícias e publicidade, também podem ser preciosas ferramentas para a musicologia. Este será um dos pontos de partida para o colóquio internacional II Jornadas NEMI - A imprensa periódica como fonte para a Musicologia, numa iniciativa do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) e do Núcleo de Estudos em Música na Imprensa (NEMI).

O evento, a realizar de 16 a 18 de maio, pretende debater aspetos relacionados com discursos e opinião sobre música publicados na imprensa periódica, do século XIX à atualidade. Segundo a organização, “são documentos com características próprias e que compreendem aspetos da vida musical de um determinado espaço e período e dos agentes, indivíduos ou organizações, que nela participam”, acrescentando-lhe valor histórico. Apesar da ênfase nos jornais, propõe-se igualmente a reflexão sobre fontes provenientes de outros meios de comunicação, nomeadamente a rádio, a televisão e a internet.

Katharine Ellis (University of Cambridge), oradora principal, vai abordar questões sobre a circulação de escritos sobre música na imprensa francesa do século XIX numa palestra intitulada Music criticism beyond the Capital City: Smaller Ponds, Bigger Fish.

Para além da intervenção dos oradores haverá também um recital de piano e violino pelo Ensemble MPMP, onde se assinala a relação entre compositores e críticos de música nas primeiras décadas do século XX em Portugal. Entre outras, serão interpretadas peças de Luís de Freitas Branco e Rui Coelho que, além de compositores, foram críticos musicais e protagonizaram algumas contendas na imprensa periódica.

A entrada é livre para todas as sessões do colóquio e para o concerto.

2019-05-09 13:02